terça-feira, 31 de maio de 2011

RELAÇŌES AMARGAS

O ser humano tem uma necessidade enorme de se relacionar com o seu semelhante, mas essa necessidade tão comum, que deveria ser suprida de maneira eficaz, tem trazido enormes prejuízos e marcas profundas em milhares de pessoas. Quero chamar a sua atenção com algumas questões: Quantas pessoas fazem parte do seu convívio? Tente pensar no geral. Familiares, amigos, colegas, profissionais que, de alguma maneira te atendem, como: cabeleireiro, mecânico, professor(...); Quais lugares freqüenta? Onde mora? Quem mais você assiste na tv? Com quem você não fala a mais de dez anos? O que você mais fala à seus atuais amigos? Qual sensação sente ao falar com essas pessoas? Receio, alegria, amor, ódio, proteção, temor, respeito, desejo, frieza, surpresa, monotonia, preconceito, desprezo, inveja, incomodo,(...) enfim temos que ser sensíveis a esse ponto para que algo comece a mudar hoje em minha e em sua vida quando se trata de convivo, pois mais da metade do nosso dia estamos nos relacionando com pessoas, e podemos evitar muitos conflitos e amarguras se formos guiados pelo Senhor.
            Primeiro vamos definir a palavra relação de acordo com nosso dicionário:
relações
s. f. pl.
9. Conhecimento, amizade, trato.
10. Pessoa com quem se tem conhecimento, amizade, trato.
11. Envolvimento sexual.
Aeron. relação de massa: num foguetão, relação entre o peso à partida e o peso à chegada.
relações sociais: convivência.
vida de relação: funções que põem o ser vivo em comunicação com o mundo exterior.

        Agora que sabemos mais sobre essa palavra do contrário que alguns acham que essa palavra é apenas usada para relacionamento sexual, ela se trata de relação em geral. Veremos como seremos curados de todo amargo da alma. Inúmeras pessoas que venho a um certo tempo atendendo estão doentes por motivos insignificantes. Muitos se martirizam até hoje por algo que não fizeram, fizeram ou fizeram a elas. A cura para isso está numa consciência liberta e restaurada pelo Espirito Santo. . A pessoa que  se tornou vitima de uma relação amarga dever ser restaurada, assim como um artista restaura uma obra antiga e desgastada pelo tempo. Digo restaurada porque é esse mesmo o processo, muita paciência e todo o cuidado para que volte a forma original.  Jesus ao morrer na cruz fez isso, quer trazer de volta a benção que o homem tinha antes do pecado.
          Vemos na bíblia que vários são os casos de relações infelizes. O primeiro que vou mencionar é extremamente grave e você não pode ter esse tipo de relacionamento nem por brincadeira, é o relacionamento com Satanás. Muitas pessoas brincam com o mundo espiritual e se esquecem que isso é real, por isso aceitam orgias, se acham liberais a ponto de não se privarem de excessos e aí se dão à sensualidade, aos palavrões, enfim, esses comportamentos te fazem ainda quem sem essa intenção se relacionarem com o diabo. Cuidado Eva estava numa condição de comunhão com Deus muito maior que muitos hoje, pois falava com Ele face a face todos os dias, mas caiu. Imagina aqueles que passam semanas sem sequer orar. Leia esse texto: " Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela."
Gênesis 3:4-6
           Veja que ela só 'viu' depois desse dialogo. Tem muitas pessoas vendo muitas coisas que não veriam se tivesse um pouco mais de cuidado com mundo espiritual. Tem maridos doentes com ciúmes e esposas também porque o inimigo tem convencido que seu cônjuge o trai, pois essa semente maligna convence a pessoa de coisas irreais e até mesmo vergonhosa. Hoje há pessoas achando que é comum trair o seu cônjuge, outros que acha normal ter relacionamento íntimo fora do casamento, ou até mesmo com pessoa do mesmo sexo, muitos se convenceram que o caso deles é especial, podem fazer falcatruas afinal todos fazem, usam até com equívoco a bíblia quando dizem: "quem não tem pecado que atirem a primeira pedra". Queridos feche essa brecha hoje. Satanás  é terrível e se você der ao menos uma simples abertura para diálogo ele vai te convencer e muitas vezes é um caminho sem volta. Foi assim que muitos entraram para o trafico, drogas, morrerem e foram destruídos. Em João 8:44 está escrito: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira". 
            Creio que está claro sobre esse tipo de relação amarga. A segunda e última que quero comentar inclui todas as outras. Traições, calúnias, rejeições, vingança, isso vemos em todos os escalões da sociedade. Já vimos casos de arrepiar, filhos matar pais, pais lançando filho de sua janela, irmãos que se odeiam, como o primeiro caso Caim e Abel. Gênesis 4:8   "E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou".
           O perdão é a única opção de cura, eu te pergunto: O teu ódio mudará alguma coisa naquela pessoa? Com certeza não, mas o perdão mudará muita coisa em você. Não tenha medo de se relacionar com ninguém achando que sempre será prejudicado. Como não se ferir então? Isso só é possível para quem está blindado pela misericórdia e pelo amor divino. Esse amor será responsável em ser teu escudo contra qualquer ataque fraudulento e carregado de maldade. Por isso que Cristo, venceu o ocorrido, quando Judas o traiu. Esse poder que tomou conta de Davi, quando teve a oportunidade de matar Saul, que tinha um ódio mortal de Davi, mas a visão de Davi estava tomada dessa misericórdia e compreensão que o fez o olhar ainda como homem de Deus. As vezes como aconteceu com Davi, satanás oprime pessoas como oprimiu Saul e elas te odeiam sem causa, simplesmente te odeiam e ponto, isso é maligno, não caia no jogo do diabo, fuja o quanto puder e quando tiver oportunidade de destruir, abençoe, você será bem-aventurado ao fazer isso. Outros te odeiam por inveja, que era outro sentimento que movia Saul.
        Reveja as perguntas que fiz no começo: Que sensação sente ao falar com essas pessoas? Receio, alegria, amor, ódio, proteção, temor, respeito, desejo, frieza, surpresa, monotonia, preconceito, desprezo, inveja, incomodo,(...) enfim temos que filtrar e domar esses sentimentos, ser sensíveis a tal ponto que saberemos como agir. Que algo comece a mudar hoje em minha e em sua vida quando se trata de convivo, pois mais da metade do nosso dia estamos nos relacionando com pessoas. essa é a chave para um relacionamento sadio e não amargo. Deus abençoe grandemente.

terça-feira, 17 de maio de 2011

OS CAMPEÕES PLANEJAM

O que é um plano? Por que as pessoas evitam o planjamento?

        Perguntas como essas não vemos em out-doors, em propagandas de tv, revistas ou jornais, pois seria com certeza muito negativo para essas lojas destruidoras de nomes, que incentivam o crediário a qualquer custo, e constrói uma nação cada vez mais consumista e apegada à aparência. Perguntas assim diria ao consumidor; não compre agora esse produto, se você ainda não se formou ou não comprou sua casa e se está entrando no cheque especial? pare agora. Mas na verdade é o oposto; "compre agora mesmo, sua mãe, namorada, pai, filho, ou o coelhinho da Páscoa merecem esse presente". Então a missão de planejar é quase que 100% nossa, pois não somos estimulados a sermos bons arquitetos de nossos sonhos.
        Respondendo as questões acima: O que é um plano? É uma lista escrita de ações arranjadas, necessárias para atingir seu alvo desejado. "Escreva claramente a visão em tábuas, para ler até quem passa correndo".  (Habacuque 2:2). Pense um momento. Deus programou o nascimento, a crucificação e a ressurreição de Seu Filho antes da fundação do mundo. (Apocalipsen13:8). 
        O planejamento é o ponto de partida para qualquer sonho ou alvo que você tenha. Fico fascinado com a riqueza de detalhes e perfeição dos planos de Deus. Deus programou cada detalhe das bodas. Só de saber que Deus já planejou a festa à seis mil anos antes, e aguarda ansiosamente a sua noiva, com certeza será uma festa imperdível, felizes os convidados para as bodas do cordeiro. (Apocalipse 19:9).       Deus sempre honrou homens que planejaram.  Noé planejou a construção da arca. Salomão, o homem mais sábio que já viveu na terra, levou tempo para planejar a construção do templo. Moisés, o grande libertados que tirou os israelistas do Egito, levou tempo para planejar o tabernáculo. Sua bíblia é um plano de Deus para você, para o mundo, para a eternidade. É a prova de que Deus pensa a nossa frente, pois a maioria de seus textos são profecias, descrições dos futuro antes de ocorrer.
          Jesus ensinou: " Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro o suficiente para completa-lá? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que virem rirão dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar'. 'Ou qual o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil' (Lucas 14.28-31)".
          Elabore uma lista de coisas para fazer todos os dias da sua vida. Escreva  seis coisas que você deseja realizar naquele dia, focalize atenção total em cada tarefa. (Se você não consegue planejar eventos durante vinte quatro horas, como conseguira realizar em vinte e quatro anos?) Escreva seu plano claramente em uma folha de papel. Sucessos geralmente decorrem de eventos programados. Fracassos não. "Escreva claramente a visão em tábuas, para que se leia facilmente" (Habacuque 2.2)
           Respondendo a segunda pergunta: Por que as pessoas evitam o planjamento? Algumas o evitam porque consome tempo. Elas ficam tão ocupadas "enxugando a água", que não perdem tempo em "fechar a torneira". O planejamento da trabalho, é meticuloso, exige muito e é cansativo. 
           O segredo do seu futuro está escondido na sua rotina diária. Não desista  de um sonho, mas saiba que planejar é fundamental para ser campeão.

terça-feira, 10 de maio de 2011

SEJA CURADO

Três tipos de enfermidades:

1 As enfermidades adquiridas.
  
Porquê esse é um universo caído; esta é uma natureza em crise envolta e prevaricada pelo pecado. O que a bíblia ensina é que Deus criou um universo perfeito, homens perfeitos mas esses se meteram em muitas astúcias, suas decisões morais foram influenciando, prejudicando e arruinando a existência como um todo. O pecado trouxe conseqüências para o universo como um todo. A partir daí nascem cardos e abrolhos; os vegetais vivem em crise, os animais em guerra, a partir daí o parto não é obra de festividade, mas de dor; a partir daí a sociedade se organiza com litígios, e é com o suor do rosto que se ganha o pão. Lendo o capítulo 3 de Gênesis, vemos que as dimensões todas da vida humana foram contaminadas por essa doença, o pecado. E é por causa disso - seja você espiritual ou não, cheio do Espirito ou não - que você adoece, como qualquer outro ser humano. Basta para isso respirar, estar vivo num universo que não privilegia sequer os cheios do Espirito Santo.

2 O segundo tipo de enfermidade é a que eu chamo de terapêutica.

É o caso de Jó, que ficou com câncer de pele porquê Deus queria proporcionar ao seu servo a profundidade do seu compromisso com Ele; queria desenvolver o seu caráter; queria abrir-lhe a visão, queria revelar-lhe sua própria natureza como Deus, em relação aos seres finitos e pequenos. Ele mesmo assumiu no seu livro escrito provavelmente por Moisés Jó 42.5 " Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos". É por isso que algumas enfermidades que nos atingem podem ter finalidades terapêuticas, aperfeiçoamento de caráter, de mente; moldagem de atitudes. Por uma razão simples ninguém aprende aprende coisa alguma na alegria. A alegria é a pior mestra que existe; ela não tem didática que faz o ser humano tornar- se sábio; não promove grandeza interior, inclusive por sua própria natureza fogosa, pouco reflexiva. Mas a tribulação produz. É o que diz o Novo Testamento. Observe nele a palavra "produz", e descubra como ele só aparece antes ou depois do termo tribulação. Tribulação produz caráter, produz perseverança, produz paciência, esperança; produz peso de glória. O que se cria, o que se gera na vida humana é em meio a dor, à prensa do azeite. Por isso Paulo nos instrui a nos gloriarmos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação promove em nós processos de crescimento.(Romanos 5: 3-4; II Coríntios 4:17)..

3 O terceiro tipo são as autoproduzidas. 

São doenças que a ciência moderna chama de psicossomáticas, que resultam de traumas, rachaduras psicológicas, pecados não confessados, sentimento de culpa que esmagam, oprimem e fazem que elas creia que só aquilo é verdade. No livro de João capítulo 5, encontramos a narrativa de um homem curado por Jesus após trinta e oito anos de paralisia e depois de ser curado Jesus o encontra no templo e lhe diz: " Não peques mais, para que não te suceda coisa pior". Está registrado no versículo 14. Você pode imaginar que foi Deus quem infligiu àquele homem um juízo em razão de seu pecado, mas não, nem é preciso pensar que é Deus quem está punindo. Na maioria das vezes é a própria pessoa que se pune; e essa autopunição ganha amiúde concreção na carne, no sangue em forma de enfermidade. 

Como encontrar a cura?

Veja o que diz a palavra de Deus a esse respeito. Leia Filipenses 4:6-7. É uma perspectiva psicológica que você tem que ter a partir de agora. 

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

Observe o texto diz em "tudo"; ou seja, em qualquer circunstância : diante de qualquer situação, "sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições ". Isto é: elabore, verbalize, pela oração, pela súplica, com gratidão dos que sabem que Deus vai tomar para si a sua causa. E o que vai acontecer? "a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará em paz os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus". Quero concluir dizendo: Há doenças adquiridas, doenças que nos serem de terapias e aquelas autoproduzidas, em função da nossas ansiedades e emoções. Deus porém tem cura para todas elas. No entanto hoje especialmente, vamos crer que Ele há de curar essas enfermidades que nós mesmos geramos: pela medicina da sua palavra; pelo poder do verbo inspirado, iluminado pelo Espirito Santo que você decida hoje não ficar mais ansioso, mas crer de verdade n'Ele o Deus provedor. Salomão disse em provérbios 16:24: "Palavras agradáveis são como favo de mel, doces para a alma, e medicina para o corpo. Crendo nisso, quero que esta palavra se converta em medicina para seu corpo - em nome de Jesus. Amem. 

A Perfeição pode ser alcançada com um simples ato.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.

As vezes queremos alcançar a perfeição e achamos que esse caminho é doloroso e difícil. Mas na verdade começa com um simples ato de não tropeçar no falar, como lemos no texto acima. Todo o corpo terá reflexo daquilo que falamos, por isso cuidado com o seu modo de falar. Muitas pessoas não dão a mínima pra isso e se encontram estressadas, tristes, deprimidas ou até mesmo perturbadas. Comece a filtrar o que você fala, pois todo o seu corpo também será controlado. Tem coisas que falamos que destrói não só a nós que pronunciamos isso, mais também as outras que não tem estrutura para ouvir tais palavras. Talvez você acha que seu cônjuge pode ouvir certas coisas, ou seus filhos, amigos e na verdade sua palavra está sendo destruição. Não destrua você e nem quem está a sua volta, faça essa reflexão e comece a filtrar o que você fala pois o caminho da perfeição é simples, é policiar o que fala.

Pense nisso…