sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

APROVADOS NO TESTE DO DESERTO


Essa mensagem é um tanto comprida, mas gostaria não comece se não for até o fim. Vai valer, não conseguir colocar esse conteúdo com menos caracteres. Boa leitura amados!



Deuteronômio 8: 2 
E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.




Estamos em fase de crescimento, a cada dia os desafios mostra-nos o quanto ainda precisamos crescer na fé, termos uma visão mais clara dos fatos e lidarmos com as circunstâncias da maneira que o Senhor espera de nós como seus filhos.
Embora você não se lembre, sabemos que na infância não tinha-mos noção nem de como atravessar uma avenida. Nos primeiros meses nem alimentava-mos sozinhos e outras coisas que tivemos de aprender até com repreensões. Não estranhe o fato de não saber muito sobre assuntos relacionados a fé, pois todos estamos em processo de crescimento.
Quero com minha simplicidade tentar transmitir algo que o Espirito Santo me deu em um momento de grande luta que passei. Por isso o tema dessa mensagem é esse "Aprovados no teste do deserto" pois muitos de nós passamos por isso, ou talvez todos. 

Você já enfrentou adversidades e ficou perdido a ponto de ficar em parafuso se perguntando porquê eu? como assim? Muitas vezes me peguei assim e gostaria te motivar a ler o texto que coloquei no início não apenas aquele versículo mas os versos a seguir até o  verso 20 (Deut. 8: 1 à 20) ao ler esse texto vemos um cenário de aparente catástrofe, uma viajem cansativa e cheia de surpresas, poucos recursos e muita humilhação, embora o destino fosse animador o percurso era de causar desinteresse em qualquer ser humano, com certeza aconteceu algo sobrenatural que fez eles chegarem. Creio que isso pode acontecer conosco também. 

Essa mensagem é pra você que com eu já ficou totalmente desinteressado de continuar a viajem, que já teve motivos para desistir mas que até agora está caminhando, pra você que não suportou e parou, e pra você que está muito empolgado e está no inicio da caminhada mas já está notando os primeiros desafios; ou seja; em algum momento de sua vida essa mensagem te será importante.

VOCÊ PODE VENCER O DESERTO


Para isso você precisa primeiro entender. Só quando crescemos na fé a ponto de termos um discernimento dado por Deus poderemos vencer esses momentos. Quando você vai ao hospital, passando muito mal, não adianta a equipe médica ficar desesperada e sair te medicando com qualquer remédio. A primeira coisa a se fazer é, diagnosticar o que acontece com o paciente. Nas lutas da vida também, não é ficar desesperado correndo de igreja em igreja, fazendo correntes (termo usado para campanhas em igrejas) e correntes, tem pessoas que de tantas corrente estão acorrentadas (risos). O primeiro passo é identificar o problema. Veja como diagnosticar as lutas de sua vida então vencer.

Há duas perguntas importantes à fazer para podermos lidar com desertos e adversidades da vida: 

1ª Pergunte EU CAUSEI?

Tem adversidades que nós causamos, com nossa boca grande. Às vezes falamos muito, nos envolvemos em alianças erradas, somos precipitados, em nos envolver em relacionamento que causam amargura depois, em negócios, em atitudes. Já ouvi casos que pessoas endividou-se tanto a ponto de ir morar na rua, e isso é fruto de uma administração irresponsável. Pecado é outra grande causa de adversidades; todos nós pecamos, porém quem vive na prática e não se arrepende está sempre em apuros nem sempre visíveis, em muitos casos ou todos, problemas sérios espirituais; a falta de planejamento também; acredita que muita coisa seria evita se planejasse-mos  melhor viagens, compras, e etc? Enfim. Se formos responsáveis pela adversidade precisamos diagnosticar e sabendo onde está o erro e nos convertermos da prática isso, nós traz a vitória. Muitos tem dificuldades de reconhecer que erraram, aí caem num abismo de questões ou de arrogância em colocar sempre a culpa em alguém. Só o Espírito Santo para nos guiar e nos mostrar o erro, e o erro sendo corrigido vencemos o deserto.

2ª EU NÃO CAUSEI, E AGORA?

Quando estamos com tudo certo, fieis ao Senhor, quando temos a certeza que não somos culpados e mesmo assim estamos enfrentando dificuldade também precisamos de discernimento para vencer essa luta no deserto. 

Para você compreender melhor, esse texto que coloquei relata uma viajem de pessoas que não tinham culpa por estar no deserto. Quando José, filho de Jacó, foi vendido pelos seus irmãos para o Egito, Deus o abençoou e depois de interpretar o sonho de Faraó foi eleito como governador do Egito o grande Zafenate Panéia e trouxe toda a família para morar no Egito, o povo hebreu que ainda eram poucos, apenas uma família foram morar no Egito. Passado muitos anos e morreu Jacó, morreu José, seus irmãos, mas a descendência ficou, e eles se multiplicaram muito. Mas o Faraó da época quando viu que os hebreus estavam se tornando uma grande potência quis acabar com eles. Não tenho como contar toda a história do povo hebreu, em outra ocasião podemos fazer um estudo aqui juntos sobre eles, mas coloquei essa observação para você entender que eles precisavam de um crescimento, de experiência com Deus de verdade que eles nunca tinham tido. Pois no Egito, ninguém cresce. Crescemos no deserto, aprendemos confiar no maná é no deserto. Essa viajem poderia ser feita em quarenta dias, mas foi feita em quarenta anos. Eles não tiveram culpa de nascerem no Egito. Porém o fato de terem nascido no Egito fez a cabeça deles como a dos egípcios. Necessitavam de desintoxicar o espírito, a mente e o coração, senão eles fariam de Canaã um pequeno egito, pois era a única referência que eles tinham. "E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não." Deuteronômio 8: 2

Talvez lendo esse texto você diga: Deus é tão mal assim? Pelo contrário ele é pai, está querendo que você cresça. Se você for pai sabe do que estou dizendo, mas quem é filho também entende. Dê tudo para o seu filho, na hora que ele quer e do jeito que ele quer pra você ver que filho mimado e terrível será? Deus permite desertos para ver o que há em teu coração. Veja esse versículo:  "Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus. 
Deuteronômio 8:5"



Já no verso 3  Ele diz: "E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem." 
Deuteronômio 8:3 

Quero ser sincero de dizer que nem sempre fui aprovado no teste do deserto. E por isso Deus me deu essa mensagem, pois imagino que a mesma dúvida pairava no coração dos hebreus, e Deus usou Moisés para esclarecer, trazer discernimento e é disso que precisamos, pois só quando compreendemos o que acontece é que podemos ter a atitude correta e ter vitória. Precisamos crer mais no Senhor, saber que não vivemos só de pão, de carros, casas, elogios, abraços, carinho, mas sim, de toda a palavra, como diz o texto: de TUDO que sai da boca dele.

O primeiro teste é esse humilhação. Muitos ao serem contrariados, humilhados, se prostram. O segundo teste é o oposto é pós-deserto onde muitos são também reprovados. Olha o que orienta agora no versículo 11 à 14: 'Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;
Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as,
E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens,
Se eleve o teu coração e te esqueças do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;" 
Deuteronômio 8:11-14 

Veja que os dois testes são perigosos, tanto a humilhação como a abundância pois muitos nesses dois extremos são reprovados. Deus quer te prosperar. Quero me colocar como exemplo: Será que se eu ganhasse hoje dez milhões de dólares eu continuaria humilde pregando o evangelho? Se você acha que esses testes são apenas no antigo testamento? 

Leia esse texto de um discípulo em fase de preparo quando Jesus o testa para ver se ele já tinha fé o bastante: 
Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?
Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.  João 6:5-6

Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco. João 6:7 

Infelizmente Filipe foi experimentado e reprovado pois ainda não conseguia olhar com os olhos da fé, via apenas a quantidade pequena de dinheiro que tinham. E foi nesse cenário que acontece a grande multiplicação de pães e peixes, como lemos acima, Ele bem sabia o que havia de fazer.

Concluo dizendo, que estamos em adversidade por dois motivos. Causamos adversidades  ou se não temos culpa é permissão de Deus para crescimento, mas  saiba que o plano dele pra você é esse:

E guarda os mandamentos do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres.
Porque o SENHOR teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas;
Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.
Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre. 
Deuteronômio 8:6-9

DEUS TE ABENÇOE, SE UNA A MIM EM ORAÇÃO E VAMOS DECLARAR JUNTOS QUE PASSAREMOS NO TESTE. DEUS É CONTIGO!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SENTIMENTOS DE CULPA, QUE FEREM A ALMA E O CORPO


Salmo 38
1 «Salmo de Davi para lembrança» O SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
2 Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e a tua mão sobre mim desceu.
3 Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado.
4 Pois já as minhas iniqüidades sobrepassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças.
5 As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura.
6 Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia.
7 Porque as minhas ilhargas estão cheias de ardor, e não há coisa sã na minha carne.
8 Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração.
9 SENHOR, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto.
10 O meu coração dá voltas, a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, ela me deixou.
11 Os meus amigos e os meus companheiros estão ao longe da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância.
12 Também os que buscam a minha vida me armam laços e os que procuram o meu mal falam coisas que danificam, e imaginam astúcias todo o dia.
13 Mas eu, como surdo, não ouvia, e era como mudo, que não abre a boca.
14 Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca não há reprovação.
15 Porque em ti, SENHOR, espero; tu, SENHOR meu Deus, me ouvirás.
16 Porque dizia eu: Ouve-me, para que não se alegrem de mim. Quando escorrega o meu pé, eles se engrandecem contra mim.
17 Porque estou prestes a coxear; a minha dor está constantemente perante mim.
18 Porque eu declararei a minha iniqüidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado.
19 Mas os meus inimigos estão vivos e são fortes, e os que sem causa me odeiam se multiplicam.
20 Os que dão mal pelo bem são meus adversários, porquanto eu sigo o que é bom.
21 Não me desampares, SENHOR, meu Deus, não te alongues de mim.
22 Apressa-te em meu auxílio, SENHOR, minha salvação.

Veja como o salmista abre sua alma e diz como sente dores terríveis. Esse estado de culpa, por causa da iniqüidade, erros, coisas do passado geram dores muito além da espiritual, mas que psicossomatizam no corpo. (Versos 3,6,7,8)
O coração inconstante vive com dor, sente o abandono e pânico. Veja como ele sente o abandono de seus amigos e de seus próprios parentes. (Verso 11)

 Esse salmo expressa a condição existencial que Davi enfrentou e que é a condição de vida de milhares de pessoas, sendo seus proprios carcereiros, se excluindo de relacionamentos com medo de novas decepçōes, ou sendo até  um refexo do mal para outras pessoas que não tem relação alguma com o processo dizendo: "Farei o mesmo com outros, pois se para mim não foi fácil, não será para eles." 
Isso não tem como ser mudado senão por meio da ESPERA, da CONFISSÃO e da atitude de SEGUIR O QUE É BOM. Falarei de maneira bem resumida sobre essas três decisões importantes para uma mudança radical.

Temos que entender que cada alma é única


Eu não sei o que te faz sofrer, mas Jesus nos trata como indivíduo. Por mais que seus problemas se assemelhem ao dos outros você é único, por isso, tem que ser tratado de maneira impar. Creio que modelos psicológicos universais para análise de um indivíduo com um pacote de modelos psicológicos, achando que porque funcionou com ele funcionará com outro na verdade não funcionam muito, e por isso muitos ficam anos e anos em tratamentos e terapias e não são curados; enquanto isso o evangelho mostra que em Cristo você encara de fato a verdade, o confronto com você mesmo e a melhor maneira de ser curado e só a verdade fará você entender o que acontece com seus sentimentos.

No verso 15 ele diz:"Porque em ti, SENHOR, espero; tu, SENHOR meu Deus, me ouvirás."
Agora veja que em meio a esse desabafo, existem atitudes que  deu a ele força para vencer aquele momento sombrio:


1- ESPERAR no Senhor de todo o coração, não espere reconhecimento alheio, como: 
É, realmente você mudou, estamos felizes com seu jeito agora e etc..., deve apenas crer no Senhor esperar somente n'Ele e que d'Ele venha a tua redenção. Desprender-se totalmente da aprovação humana é um passo de coragem para a cura de doenças da alma.
"Porque em ti, SENHOR, espero; tu, SENHOR meu Deus, me ouvirás."

2- CONFESSAR - Leia o verso 18: "Porque eu declararei a minha iniqüidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado." 

Confessar é  declarar mesmo, sem temor. Vemos pessoas fugindo todos os dias e dizem: É, mais ele me provocou, sabe que ela não é flor que se cheira, enfim, isso são fugas como a do próprio Adão que não confessou, mas argumentou que era a mulher que o Senhor havia lhe dado. Não fuja mais, que tal assumir sua falência dizendo que é um gastador incontrolável, que é implacável com todos e mesmo assim espera carinho delese porque também  não dizer que não consegue cumprir o que promete?, confessar a Deus e a quem você tem um débito vai curar você. É isso, essa é a psicologia verdadeira, sem rodeios.

3- SEGIR O QUE É BOM como ele mencionou no verso 20: "Os que dão mal pelo bem são meus adversários, porquanto eu sigo o que é bom."

Embora você pratique o que é bom o seu adversário quer seu mal. Não deixe isso virar uma questão para você. Isso só alimenta a culpa, a vingança  e os sentimentos que  levam a morte, embora você esteja em um turbilhão de calamidades siga o que é bom, siga e siga apenas o bem. Muitos ficaram maus no decorrer da vida, quando dizem: Agora eles vão ver quem sou eu, ninguém mais me prejudica, agora é olho por olho(...). Não caia nesse engano, o salmista com todo seu pecado, culpa e perseguição não usou isso para fazer o que era mal, o pior erro é aquele que não se quer concertar.

Se você leva a culpa sobre os seus ombros, é dia de descansar no Senhor, sabendo que Ele se fez culpado e maldito para te ver livre e você precisa acreditar.
        E saiba que assim como o salmista termina seu desabafo nos versos 21 e 22 com esse pedido, ore também assim e saiba que isso se cumprirá em sua vida.

"Não me desampares, SENHOR, meu Deus, não te alongues de mim. Apressa-te em meu auxílio, SENHOR, minha salvação."

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

FELIZ ANO NOVO



O meu desejo é que todos sejamos vestidos da armadura de Deus, para que possamos resistir no dia mal, como o mencionado em Eféseos 6 à partir do versículo 10, que o Senhor te dê o suficiente para que sejam cobertas todas as vossas necessidades, mas não o bastante para que pensem que não precisem de ninguém; guardem a fé mesmo nas provações; em dificuldades, nunca pensem que é o fim do caminho;  na felicidade, nunca se esqueçam de agradecer; no amor, que sejam voluntários; na dor, que sejam solidários; em tempos de guerra, que a Paz possa reinar interiormente; na amizade serem grandes e verdadeiros; que vossas mãos sejam suficientemente quentes para, segurando a mão do próximo, aquecerem o mundo numa grande corrente de amor; nunca pensarem que a felicidade é utopia; nunca desacreditarem que o amor vence barreiras. Esse ano benção do Senhor estarão sobre você de uma maneira sobrenatural.Que o corpo de Cristo a qual eu e você somos um, estejamos unidos, mesmo que distantes geográficamente, unidos no propósito de amor e que qualquer coisa que cause divisão seja aniquilada em nome de Jesus. Saibam que não há nada impossível para Deus, você viverá tudo aquilo que Ele planejou para sua vida.
Feliz 2012 conte com minhas orações, 

 Fabiano Motta e Regiane Motta, minha esposa querida!

A Perfeição pode ser alcançada com um simples ato.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.

As vezes queremos alcançar a perfeição e achamos que esse caminho é doloroso e difícil. Mas na verdade começa com um simples ato de não tropeçar no falar, como lemos no texto acima. Todo o corpo terá reflexo daquilo que falamos, por isso cuidado com o seu modo de falar. Muitas pessoas não dão a mínima pra isso e se encontram estressadas, tristes, deprimidas ou até mesmo perturbadas. Comece a filtrar o que você fala, pois todo o seu corpo também será controlado. Tem coisas que falamos que destrói não só a nós que pronunciamos isso, mais também as outras que não tem estrutura para ouvir tais palavras. Talvez você acha que seu cônjuge pode ouvir certas coisas, ou seus filhos, amigos e na verdade sua palavra está sendo destruição. Não destrua você e nem quem está a sua volta, faça essa reflexão e comece a filtrar o que você fala pois o caminho da perfeição é simples, é policiar o que fala.

Pense nisso…