terça-feira, 31 de maio de 2011

RELAÇŌES AMARGAS

O ser humano tem uma necessidade enorme de se relacionar com o seu semelhante, mas essa necessidade tão comum, que deveria ser suprida de maneira eficaz, tem trazido enormes prejuízos e marcas profundas em milhares de pessoas. Quero chamar a sua atenção com algumas questões: Quantas pessoas fazem parte do seu convívio? Tente pensar no geral. Familiares, amigos, colegas, profissionais que, de alguma maneira te atendem, como: cabeleireiro, mecânico, professor(...); Quais lugares freqüenta? Onde mora? Quem mais você assiste na tv? Com quem você não fala a mais de dez anos? O que você mais fala à seus atuais amigos? Qual sensação sente ao falar com essas pessoas? Receio, alegria, amor, ódio, proteção, temor, respeito, desejo, frieza, surpresa, monotonia, preconceito, desprezo, inveja, incomodo,(...) enfim temos que ser sensíveis a esse ponto para que algo comece a mudar hoje em minha e em sua vida quando se trata de convivo, pois mais da metade do nosso dia estamos nos relacionando com pessoas, e podemos evitar muitos conflitos e amarguras se formos guiados pelo Senhor.
            Primeiro vamos definir a palavra relação de acordo com nosso dicionário:
relações
s. f. pl.
9. Conhecimento, amizade, trato.
10. Pessoa com quem se tem conhecimento, amizade, trato.
11. Envolvimento sexual.
Aeron. relação de massa: num foguetão, relação entre o peso à partida e o peso à chegada.
relações sociais: convivência.
vida de relação: funções que põem o ser vivo em comunicação com o mundo exterior.

        Agora que sabemos mais sobre essa palavra do contrário que alguns acham que essa palavra é apenas usada para relacionamento sexual, ela se trata de relação em geral. Veremos como seremos curados de todo amargo da alma. Inúmeras pessoas que venho a um certo tempo atendendo estão doentes por motivos insignificantes. Muitos se martirizam até hoje por algo que não fizeram, fizeram ou fizeram a elas. A cura para isso está numa consciência liberta e restaurada pelo Espirito Santo. . A pessoa que  se tornou vitima de uma relação amarga dever ser restaurada, assim como um artista restaura uma obra antiga e desgastada pelo tempo. Digo restaurada porque é esse mesmo o processo, muita paciência e todo o cuidado para que volte a forma original.  Jesus ao morrer na cruz fez isso, quer trazer de volta a benção que o homem tinha antes do pecado.
          Vemos na bíblia que vários são os casos de relações infelizes. O primeiro que vou mencionar é extremamente grave e você não pode ter esse tipo de relacionamento nem por brincadeira, é o relacionamento com Satanás. Muitas pessoas brincam com o mundo espiritual e se esquecem que isso é real, por isso aceitam orgias, se acham liberais a ponto de não se privarem de excessos e aí se dão à sensualidade, aos palavrões, enfim, esses comportamentos te fazem ainda quem sem essa intenção se relacionarem com o diabo. Cuidado Eva estava numa condição de comunhão com Deus muito maior que muitos hoje, pois falava com Ele face a face todos os dias, mas caiu. Imagina aqueles que passam semanas sem sequer orar. Leia esse texto: " Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela."
Gênesis 3:4-6
           Veja que ela só 'viu' depois desse dialogo. Tem muitas pessoas vendo muitas coisas que não veriam se tivesse um pouco mais de cuidado com mundo espiritual. Tem maridos doentes com ciúmes e esposas também porque o inimigo tem convencido que seu cônjuge o trai, pois essa semente maligna convence a pessoa de coisas irreais e até mesmo vergonhosa. Hoje há pessoas achando que é comum trair o seu cônjuge, outros que acha normal ter relacionamento íntimo fora do casamento, ou até mesmo com pessoa do mesmo sexo, muitos se convenceram que o caso deles é especial, podem fazer falcatruas afinal todos fazem, usam até com equívoco a bíblia quando dizem: "quem não tem pecado que atirem a primeira pedra". Queridos feche essa brecha hoje. Satanás  é terrível e se você der ao menos uma simples abertura para diálogo ele vai te convencer e muitas vezes é um caminho sem volta. Foi assim que muitos entraram para o trafico, drogas, morrerem e foram destruídos. Em João 8:44 está escrito: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira". 
            Creio que está claro sobre esse tipo de relação amarga. A segunda e última que quero comentar inclui todas as outras. Traições, calúnias, rejeições, vingança, isso vemos em todos os escalões da sociedade. Já vimos casos de arrepiar, filhos matar pais, pais lançando filho de sua janela, irmãos que se odeiam, como o primeiro caso Caim e Abel. Gênesis 4:8   "E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou".
           O perdão é a única opção de cura, eu te pergunto: O teu ódio mudará alguma coisa naquela pessoa? Com certeza não, mas o perdão mudará muita coisa em você. Não tenha medo de se relacionar com ninguém achando que sempre será prejudicado. Como não se ferir então? Isso só é possível para quem está blindado pela misericórdia e pelo amor divino. Esse amor será responsável em ser teu escudo contra qualquer ataque fraudulento e carregado de maldade. Por isso que Cristo, venceu o ocorrido, quando Judas o traiu. Esse poder que tomou conta de Davi, quando teve a oportunidade de matar Saul, que tinha um ódio mortal de Davi, mas a visão de Davi estava tomada dessa misericórdia e compreensão que o fez o olhar ainda como homem de Deus. As vezes como aconteceu com Davi, satanás oprime pessoas como oprimiu Saul e elas te odeiam sem causa, simplesmente te odeiam e ponto, isso é maligno, não caia no jogo do diabo, fuja o quanto puder e quando tiver oportunidade de destruir, abençoe, você será bem-aventurado ao fazer isso. Outros te odeiam por inveja, que era outro sentimento que movia Saul.
        Reveja as perguntas que fiz no começo: Que sensação sente ao falar com essas pessoas? Receio, alegria, amor, ódio, proteção, temor, respeito, desejo, frieza, surpresa, monotonia, preconceito, desprezo, inveja, incomodo,(...) enfim temos que filtrar e domar esses sentimentos, ser sensíveis a tal ponto que saberemos como agir. Que algo comece a mudar hoje em minha e em sua vida quando se trata de convivo, pois mais da metade do nosso dia estamos nos relacionando com pessoas. essa é a chave para um relacionamento sadio e não amargo. Deus abençoe grandemente.

9 comentários:

  1. Olá, Pastor!
    muito boa a mensagem! Há pessoas q realmente tem mais relacionamento com o mundo, ou com seus sentimentos de ódio, mágoa, do que com Deus, que possamos ser diferentes, sempre ter um relacionamneto intimo com Deus todos os dias!

    ResponderExcluir
  2. Bela mensagem amigão!!! Q o nosso PAPAI continue te usando e te abençoando!!!

    ResponderExcluir
  3. Lucas Souza Ferreira da Silvaquarta-feira, junho 01, 2011

    Que mensagem abençoada!! É uma mensagem verdadeira e edificante para todos nós!! Que o Senhor continue te inspirando mais e mais e mais e que a unção tremenda do Espírito Santo te encha de uma forma sobrenatural!! ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom.
    Vou começar a analiza o meu modo de agir com as pessoas em que convivo .

    ResponderExcluir
  5. Mensagem forte! Deus sempre te usa muito...

    ResponderExcluir
  6. Confira a biografia com o cantor e pastor Fabiano Motta
    http://debemcomavidanoar.blogspot.com/2011/06/biografia-pr-fabiano-motta.html

    ResponderExcluir
  7. Estamos divulgando seu blog em debemcomavidanoar.blogspot.com

    Visite-nos e divulgue-nos também!

    Estamos comemorando nosso 1º aniversário e estamos em julho/11 fazendo o sorteio de cds, inclusive o sucesso do Trazendo a Arca - Entre a Fé e a Razão, Veja:

    http://debemcomavidanoar.blogspot.com/search/label/PROMO%C3%87%C3%83O

    Por favor, fique livre em repassar nosso sorteio em seu blog,

    Desde já muito obrigado,

    Aguardamos sua visita e seus comentários.
    Pr. merson José - IIGD

    ResponderExcluir
  8. A paz do senhor pastor Fabiano Motta muito querido MESMO! Essa mensagem escrita sobre sentimentos é sublime, pois nos faz descer ao pó! é verdade pastor nos relacionamos com tantas pessoas e devemos vigiar, estarmos acessos com no Espirito Santo,é muito fácil apontar o dedo e falar: ele me fez isso ou ele me odeia ou "quem não tem pecados que atire a primeira pedra",quando nós devemos olhar pra nós mesmos nosso interior nossos valores como cristãos em cristo jesus,ora se somos filhos do bem devemos expressar esse amor em nossos relacionamentos,como o próprio senhor jesus nos ja deu em mandamento AMARAS o teu PRÓXIMO como a TI mesmo!obrigado Espirito Santo,nosso fiel conselheiro.Amém.

    ResponderExcluir
  9. A PAZ DO SENHOR JESUS , PR. SEMPRE OUÇO AS TUAS MINISTRAÇÕES NOS LOUVORES, E É UMA BENÇÃO.
    A RESPEITO DESTE TEMA , QUERO DIZER QUE SE TODAS AS PESSOAS SE DESSEM CONTA QUE O INIMIGO NÃO BRINCA , ELAS VIVERIAM MELHOR.
    DEUS TE ABENÇOE
    REGINALDO IR.SOUL@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir

A Perfeição pode ser alcançada com um simples ato.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.

As vezes queremos alcançar a perfeição e achamos que esse caminho é doloroso e difícil. Mas na verdade começa com um simples ato de não tropeçar no falar, como lemos no texto acima. Todo o corpo terá reflexo daquilo que falamos, por isso cuidado com o seu modo de falar. Muitas pessoas não dão a mínima pra isso e se encontram estressadas, tristes, deprimidas ou até mesmo perturbadas. Comece a filtrar o que você fala, pois todo o seu corpo também será controlado. Tem coisas que falamos que destrói não só a nós que pronunciamos isso, mais também as outras que não tem estrutura para ouvir tais palavras. Talvez você acha que seu cônjuge pode ouvir certas coisas, ou seus filhos, amigos e na verdade sua palavra está sendo destruição. Não destrua você e nem quem está a sua volta, faça essa reflexão e comece a filtrar o que você fala pois o caminho da perfeição é simples, é policiar o que fala.

Pense nisso…