quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DEUS FAZ NOVO E NÃO REMENDADO


Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam; e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos?
E Jesus disse-lhes: Podem porventura os filhos das bodas jejuar enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar;
Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias.
Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha; doutra sorte o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior.
E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos. Marcos 2:18-22




Quero deixar uma breve mensagem resumo do que preguei em Moema-SP na igreja onde atualmente tenho pastoreado.
Baseado no texto acima vemos um diálogo entre Jesus e os fariseus, (que eram defensores ferrenhos da lei) que questionava a prática dos discípulos de Jesus, que, não tinham mais a mesma prática deles. A questão era porquê que eles não jejuam?
A resposta de Jesus foi no mínimo poderosa a ponto de ir na divisão da alma e do espírito, ossos e medúlas. Ele diz que enquanto o esposo estava ali era desnecessário tal coisa. A questão toda não era o jejum como uma intenção de se tornar próximo de Deus e sim a prática como estatos, fama e respeito entre os religiosos. Temos que saber qual é a verdadeira intenção a qual fazemos qualquer coisa no reino de Deus. Se for pra receber louvor, elogios ou destaque como se fossemos mais especiais que outros estamos exatamente como os fariseus.
Jesus sabia o verdadeiro sentimento que os envolvia, e aqui ele diz: esses que estão comigo, estão proximos de Deus e comigo estando é desnecessário ficar ligado ao rito.
Quantos estamos em Cristo temos essa vantagem de estamos guardados, defendidos. Jesus defendeu seus dicípulos, poderiamos falar mais sobre isso, mas o que quero dizer com mais ênfase é sobre o que ele usa como exemplo para definir o comportamento deles: “Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha(... )E ninguém deita vinho novo em odres velhos”. Para os fariseus era impossível isso, pois o pano era velho, o odre era velho. O Evangelho é Boas Novas, tem acontecer uma reforma inteira em nós, não só no vinho, mas no odre, não só num pedaço gasto da roupa, mas trocar a roupa toda. Tem pessoas dentro da igreja que não recebeu o evangelho com toda a sua plenitude, elas querem colocar um remendo em apenas uma ou algumas áreas de sua vida e não entendem porquê continua cansadas e sobrecarregadas. Hoje você pode receber perdão de Jesus, e não acreditar no seu rito como o troféu de sua santidade,mas confiar como aqueles discípulos que estavam com ele que você tem o esposo contigo, pois quando questionados Jesus os defendeu. Isso é Boas Novas, isso é vinho novo, e não tem como colocá-lo em odres velhos. Temos que mudar toda a nossa mente condicionada à religião e saber que o Senhor é suficiente pra nós. Olha o que ele faz conosco:




Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
2 Coríntios 5:17


A obra redentora de Jesus é essa, fazer tudo novo em nós. Novos conceitos, novos comportamentos, nova vida. Faça um ato de fé comigo agora, jogue fora hoje tudo que é velho em sua vida. Sabia que tem pessoas com 60 anos que ainda quardam o vestido do baile de debutante? (risos) Temos tendência em nos apegar com coisas insignificantes, o que a avó falou, eu aprendi assim vou morrer assim. Por isso que Jesus deu esse exemplo, pois para os fariseus era impossível se viver de uma forma tão livre assim, pois o odre era velho. Jesus só quer que você esteja aberto à ouvi-lo pois ele tem esse poder de te fazer de novo, é isso mesmo “DEUS FAZ NOVO E NÃO REMENDADO” não só o vinho mas o odre também.
Quero concluir dizendo que isso não me leva ao caminho do relaxo, que diz agora não preciso fazer nada. O evangelho nos faz equilibrados, Jesus não disse que os discípulos nunca jejuavam, é que no momento o esposo estava com eles, Ele diz que eles não fazia do jejum uma pratica de um religioso:
“Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar;
Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias.”
Ou seja, quando você sente que está se distanciando do esposo (Jesus, a palavra de Deus) o jejum se torna necessário, como algo feito em oculto, quando você faz um auto-exame e sabe que precisa permanecer perto do esposo.
Fiquem firmes pois somos novos então vamos viver de forma nova. Sem medo, sem dramas, sem traumas, sem culpa, sem cobrança exacerbada, sem paranóia religiosa. Está com Jesus é ser livre, é ser normal é ser gente.

Deus abençoe



Fabiano Motta
São Paulo, 09/11/2011









4 comentários:

  1. Glória a Deus por esta mensagem!
    Que Senhor te abençoe cada vez mais pastor para que continue sendo boca de Deus! Abraço
    Graça & Paz

    ResponderExcluir
  2. Que Deus o abençoe cada vez mais pastor fabiano

    ResponderExcluir
  3. Amém.. eu estava mesmo precisando Ouvir estas Palavras amado Deus o Abençõe

    ResponderExcluir
  4. Òtima palavra meu irmão, que Deus continue te usando muito!! abraços isidio

    ResponderExcluir

A Perfeição pode ser alcançada com um simples ato.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.

As vezes queremos alcançar a perfeição e achamos que esse caminho é doloroso e difícil. Mas na verdade começa com um simples ato de não tropeçar no falar, como lemos no texto acima. Todo o corpo terá reflexo daquilo que falamos, por isso cuidado com o seu modo de falar. Muitas pessoas não dão a mínima pra isso e se encontram estressadas, tristes, deprimidas ou até mesmo perturbadas. Comece a filtrar o que você fala, pois todo o seu corpo também será controlado. Tem coisas que falamos que destrói não só a nós que pronunciamos isso, mais também as outras que não tem estrutura para ouvir tais palavras. Talvez você acha que seu cônjuge pode ouvir certas coisas, ou seus filhos, amigos e na verdade sua palavra está sendo destruição. Não destrua você e nem quem está a sua volta, faça essa reflexão e comece a filtrar o que você fala pois o caminho da perfeição é simples, é policiar o que fala.

Pense nisso…