sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

APROVADOS NO TESTE DO DESERTO


Essa mensagem é um tanto comprida, mas gostaria não comece se não for até o fim. Vai valer, não conseguir colocar esse conteúdo com menos caracteres. Boa leitura amados!



Deuteronômio 8: 2 
E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.




Estamos em fase de crescimento, a cada dia os desafios mostra-nos o quanto ainda precisamos crescer na fé, termos uma visão mais clara dos fatos e lidarmos com as circunstâncias da maneira que o Senhor espera de nós como seus filhos.
Embora você não se lembre, sabemos que na infância não tinha-mos noção nem de como atravessar uma avenida. Nos primeiros meses nem alimentava-mos sozinhos e outras coisas que tivemos de aprender até com repreensões. Não estranhe o fato de não saber muito sobre assuntos relacionados a fé, pois todos estamos em processo de crescimento.
Quero com minha simplicidade tentar transmitir algo que o Espirito Santo me deu em um momento de grande luta que passei. Por isso o tema dessa mensagem é esse "Aprovados no teste do deserto" pois muitos de nós passamos por isso, ou talvez todos. 

Você já enfrentou adversidades e ficou perdido a ponto de ficar em parafuso se perguntando porquê eu? como assim? Muitas vezes me peguei assim e gostaria te motivar a ler o texto que coloquei no início não apenas aquele versículo mas os versos a seguir até o  verso 20 (Deut. 8: 1 à 20) ao ler esse texto vemos um cenário de aparente catástrofe, uma viajem cansativa e cheia de surpresas, poucos recursos e muita humilhação, embora o destino fosse animador o percurso era de causar desinteresse em qualquer ser humano, com certeza aconteceu algo sobrenatural que fez eles chegarem. Creio que isso pode acontecer conosco também. 

Essa mensagem é pra você que com eu já ficou totalmente desinteressado de continuar a viajem, que já teve motivos para desistir mas que até agora está caminhando, pra você que não suportou e parou, e pra você que está muito empolgado e está no inicio da caminhada mas já está notando os primeiros desafios; ou seja; em algum momento de sua vida essa mensagem te será importante.

VOCÊ PODE VENCER O DESERTO


Para isso você precisa primeiro entender. Só quando crescemos na fé a ponto de termos um discernimento dado por Deus poderemos vencer esses momentos. Quando você vai ao hospital, passando muito mal, não adianta a equipe médica ficar desesperada e sair te medicando com qualquer remédio. A primeira coisa a se fazer é, diagnosticar o que acontece com o paciente. Nas lutas da vida também, não é ficar desesperado correndo de igreja em igreja, fazendo correntes (termo usado para campanhas em igrejas) e correntes, tem pessoas que de tantas corrente estão acorrentadas (risos). O primeiro passo é identificar o problema. Veja como diagnosticar as lutas de sua vida então vencer.

Há duas perguntas importantes à fazer para podermos lidar com desertos e adversidades da vida: 

1ª Pergunte EU CAUSEI?

Tem adversidades que nós causamos, com nossa boca grande. Às vezes falamos muito, nos envolvemos em alianças erradas, somos precipitados, em nos envolver em relacionamento que causam amargura depois, em negócios, em atitudes. Já ouvi casos que pessoas endividou-se tanto a ponto de ir morar na rua, e isso é fruto de uma administração irresponsável. Pecado é outra grande causa de adversidades; todos nós pecamos, porém quem vive na prática e não se arrepende está sempre em apuros nem sempre visíveis, em muitos casos ou todos, problemas sérios espirituais; a falta de planejamento também; acredita que muita coisa seria evita se planejasse-mos  melhor viagens, compras, e etc? Enfim. Se formos responsáveis pela adversidade precisamos diagnosticar e sabendo onde está o erro e nos convertermos da prática isso, nós traz a vitória. Muitos tem dificuldades de reconhecer que erraram, aí caem num abismo de questões ou de arrogância em colocar sempre a culpa em alguém. Só o Espírito Santo para nos guiar e nos mostrar o erro, e o erro sendo corrigido vencemos o deserto.

2ª EU NÃO CAUSEI, E AGORA?

Quando estamos com tudo certo, fieis ao Senhor, quando temos a certeza que não somos culpados e mesmo assim estamos enfrentando dificuldade também precisamos de discernimento para vencer essa luta no deserto. 

Para você compreender melhor, esse texto que coloquei relata uma viajem de pessoas que não tinham culpa por estar no deserto. Quando José, filho de Jacó, foi vendido pelos seus irmãos para o Egito, Deus o abençoou e depois de interpretar o sonho de Faraó foi eleito como governador do Egito o grande Zafenate Panéia e trouxe toda a família para morar no Egito, o povo hebreu que ainda eram poucos, apenas uma família foram morar no Egito. Passado muitos anos e morreu Jacó, morreu José, seus irmãos, mas a descendência ficou, e eles se multiplicaram muito. Mas o Faraó da época quando viu que os hebreus estavam se tornando uma grande potência quis acabar com eles. Não tenho como contar toda a história do povo hebreu, em outra ocasião podemos fazer um estudo aqui juntos sobre eles, mas coloquei essa observação para você entender que eles precisavam de um crescimento, de experiência com Deus de verdade que eles nunca tinham tido. Pois no Egito, ninguém cresce. Crescemos no deserto, aprendemos confiar no maná é no deserto. Essa viajem poderia ser feita em quarenta dias, mas foi feita em quarenta anos. Eles não tiveram culpa de nascerem no Egito. Porém o fato de terem nascido no Egito fez a cabeça deles como a dos egípcios. Necessitavam de desintoxicar o espírito, a mente e o coração, senão eles fariam de Canaã um pequeno egito, pois era a única referência que eles tinham. "E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não." Deuteronômio 8: 2

Talvez lendo esse texto você diga: Deus é tão mal assim? Pelo contrário ele é pai, está querendo que você cresça. Se você for pai sabe do que estou dizendo, mas quem é filho também entende. Dê tudo para o seu filho, na hora que ele quer e do jeito que ele quer pra você ver que filho mimado e terrível será? Deus permite desertos para ver o que há em teu coração. Veja esse versículo:  "Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus. 
Deuteronômio 8:5"



Já no verso 3  Ele diz: "E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem." 
Deuteronômio 8:3 

Quero ser sincero de dizer que nem sempre fui aprovado no teste do deserto. E por isso Deus me deu essa mensagem, pois imagino que a mesma dúvida pairava no coração dos hebreus, e Deus usou Moisés para esclarecer, trazer discernimento e é disso que precisamos, pois só quando compreendemos o que acontece é que podemos ter a atitude correta e ter vitória. Precisamos crer mais no Senhor, saber que não vivemos só de pão, de carros, casas, elogios, abraços, carinho, mas sim, de toda a palavra, como diz o texto: de TUDO que sai da boca dele.

O primeiro teste é esse humilhação. Muitos ao serem contrariados, humilhados, se prostram. O segundo teste é o oposto é pós-deserto onde muitos são também reprovados. Olha o que orienta agora no versículo 11 à 14: 'Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;
Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as,
E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens,
Se eleve o teu coração e te esqueças do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;" 
Deuteronômio 8:11-14 

Veja que os dois testes são perigosos, tanto a humilhação como a abundância pois muitos nesses dois extremos são reprovados. Deus quer te prosperar. Quero me colocar como exemplo: Será que se eu ganhasse hoje dez milhões de dólares eu continuaria humilde pregando o evangelho? Se você acha que esses testes são apenas no antigo testamento? 

Leia esse texto de um discípulo em fase de preparo quando Jesus o testa para ver se ele já tinha fé o bastante: 
Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?
Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.  João 6:5-6

Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco. João 6:7 

Infelizmente Filipe foi experimentado e reprovado pois ainda não conseguia olhar com os olhos da fé, via apenas a quantidade pequena de dinheiro que tinham. E foi nesse cenário que acontece a grande multiplicação de pães e peixes, como lemos acima, Ele bem sabia o que havia de fazer.

Concluo dizendo, que estamos em adversidade por dois motivos. Causamos adversidades  ou se não temos culpa é permissão de Deus para crescimento, mas  saiba que o plano dele pra você é esse:

E guarda os mandamentos do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres.
Porque o SENHOR teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas;
Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.
Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre. 
Deuteronômio 8:6-9

DEUS TE ABENÇOE, SE UNA A MIM EM ORAÇÃO E VAMOS DECLARAR JUNTOS QUE PASSAREMOS NO TESTE. DEUS É CONTIGO!

18 comentários:

  1. Amém... Bela msg... Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus
      Senhor eu tambem quero passar no teste do deserto!!!!
      Deus o abençoe Pastor!!!

      Excluir
    2. maravilhosa mensagem , vamos sim compartilhar , Deus te abençõe sempre.

      Excluir
  2. Que mensagem linda ....Que Deus abençoe a sua vida pastor !!!

    ResponderExcluir
  3. Amém ...Palavras Abençoadas.......

    ResponderExcluir
  4. ola irmao Fabiano, eu agradeço primeiro a Deus e depois a voce, pois essa mensagem veio do coração de Deus para o meu. Que o SENHOR continue te usando. Vamos sim, na mesmo fé declarar que seremos aprovados em nome de JESUS. OBRIGADO JESUS!!

    ResponderExcluir
  5. Amém, palavra maravilhosa e abençoada.
    Obrigada pr Fabiano que Deus continue te usando sempre para abençoar nossas vidas. Após ler sempre examino minha vida, o que tenho feito para me aproximar ou me afastar de Deus.
    Essa palavra falou muito ao meu coração, entendi perfeitamente
    pq enfrentamos o deserto.

    ResponderExcluir
  6. palavra abençoada pastor... Essa mensagem foi uma grande resposta pra mim hoje!

    ResponderExcluir
  7. Amém.Palavras sábias. Diria gigantes para os que estão passando pelo deserto. É um dos grandes desafios no que tange a fé. Sem fé, a pessoa foge do deserto. Com fé, a pessoa enfrenta. Como disse, a oração é o caminho. Fique na paz.

    ResponderExcluir
  8. Deus abençoe Pastor Fabiano...uma mensagem muito sábia e verdadeira, pois, se o nosso cristal interior não for lapidado pelos desertos da vida jamais nos tornaremos pedras preciosas e jamais refletiremos o brilho do Senhor!! Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Que benção fui edificada abraço querido!Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  10. amém,muito forte essa mensagem.passarei no teste em nome do senhor JESUS.DEUS abençoe o senhor pr fabiano.

    ResponderExcluir
  11. Linda a mensagem tava precisando , Deus falou muito ao meu coração ! , Deus abençõe pastor !

    ResponderExcluir
  12. Benção pura,q possamos sempre agradecer a Deus pelo nosso maná, e q o Senhor sempre te abênçoe e te impire para continuar ,nos ajudando com essas menssagems de Deus...

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela linda mensagem Q Deus continue te abençoando por onde quer que andares.

    ResponderExcluir
  14. MUITO EDIFICANTE ESSA MENSAGEM,POIS PASSAMOS POR PROVAS MAS SABEMOS QUE DEUS SEMPRE ESTARÁ AO NOSSO LADO,QUE DEUS CONTINUE TE USANDO.ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  15. Pr Fabiano Deus te abençoe muito forte esra revelação,tabem quero ser aprovado por Deus ainda que seja pelos desertos da vida ,sei que a palavra que vem da boca de Deus nos sustentára.Pr André (Itu)SP

    ResponderExcluir
  16. MUITO OBRIGADO,POR ESTA MENSAGEM PASTOR FABIANO,ME AJUDOU A ENTENDER O MOTIVO DAS MINHAS LUTAS.DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE.

    ResponderExcluir

A Perfeição pode ser alcançada com um simples ato.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.

As vezes queremos alcançar a perfeição e achamos que esse caminho é doloroso e difícil. Mas na verdade começa com um simples ato de não tropeçar no falar, como lemos no texto acima. Todo o corpo terá reflexo daquilo que falamos, por isso cuidado com o seu modo de falar. Muitas pessoas não dão a mínima pra isso e se encontram estressadas, tristes, deprimidas ou até mesmo perturbadas. Comece a filtrar o que você fala, pois todo o seu corpo também será controlado. Tem coisas que falamos que destrói não só a nós que pronunciamos isso, mais também as outras que não tem estrutura para ouvir tais palavras. Talvez você acha que seu cônjuge pode ouvir certas coisas, ou seus filhos, amigos e na verdade sua palavra está sendo destruição. Não destrua você e nem quem está a sua volta, faça essa reflexão e comece a filtrar o que você fala pois o caminho da perfeição é simples, é policiar o que fala.

Pense nisso…