sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SENTIMENTOS DE CULPA, QUE FEREM A ALMA E O CORPO


Salmo 38
1 «Salmo de Davi para lembrança» O SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
2 Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e a tua mão sobre mim desceu.
3 Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado.
4 Pois já as minhas iniqüidades sobrepassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças.
5 As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura.
6 Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia.
7 Porque as minhas ilhargas estão cheias de ardor, e não há coisa sã na minha carne.
8 Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração.
9 SENHOR, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto.
10 O meu coração dá voltas, a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, ela me deixou.
11 Os meus amigos e os meus companheiros estão ao longe da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância.
12 Também os que buscam a minha vida me armam laços e os que procuram o meu mal falam coisas que danificam, e imaginam astúcias todo o dia.
13 Mas eu, como surdo, não ouvia, e era como mudo, que não abre a boca.
14 Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca não há reprovação.
15 Porque em ti, SENHOR, espero; tu, SENHOR meu Deus, me ouvirás.
16 Porque dizia eu: Ouve-me, para que não se alegrem de mim. Quando escorrega o meu pé, eles se engrandecem contra mim.
17 Porque estou prestes a coxear; a minha dor está constantemente perante mim.
18 Porque eu declararei a minha iniqüidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado.
19 Mas os meus inimigos estão vivos e são fortes, e os que sem causa me odeiam se multiplicam.
20 Os que dão mal pelo bem são meus adversários, porquanto eu sigo o que é bom.
21 Não me desampares, SENHOR, meu Deus, não te alongues de mim.
22 Apressa-te em meu auxílio, SENHOR, minha salvação.

Veja como o salmista abre sua alma e diz como sente dores terríveis. Esse estado de culpa, por causa da iniqüidade, erros, coisas do passado geram dores muito além da espiritual, mas que psicossomatizam no corpo. (Versos 3,6,7,8)
O coração inconstante vive com dor, sente o abandono e pânico. Veja como ele sente o abandono de seus amigos e de seus próprios parentes. (Verso 11)

 Esse salmo expressa a condição existencial que Davi enfrentou e que é a condição de vida de milhares de pessoas, sendo seus proprios carcereiros, se excluindo de relacionamentos com medo de novas decepçōes, ou sendo até  um refexo do mal para outras pessoas que não tem relação alguma com o processo dizendo: "Farei o mesmo com outros, pois se para mim não foi fácil, não será para eles." 
Isso não tem como ser mudado senão por meio da ESPERA, da CONFISSÃO e da atitude de SEGUIR O QUE É BOM. Falarei de maneira bem resumida sobre essas três decisões importantes para uma mudança radical.

Temos que entender que cada alma é única


Eu não sei o que te faz sofrer, mas Jesus nos trata como indivíduo. Por mais que seus problemas se assemelhem ao dos outros você é único, por isso, tem que ser tratado de maneira impar. Creio que modelos psicológicos universais para análise de um indivíduo com um pacote de modelos psicológicos, achando que porque funcionou com ele funcionará com outro na verdade não funcionam muito, e por isso muitos ficam anos e anos em tratamentos e terapias e não são curados; enquanto isso o evangelho mostra que em Cristo você encara de fato a verdade, o confronto com você mesmo e a melhor maneira de ser curado e só a verdade fará você entender o que acontece com seus sentimentos.

No verso 15 ele diz:"Porque em ti, SENHOR, espero; tu, SENHOR meu Deus, me ouvirás."
Agora veja que em meio a esse desabafo, existem atitudes que  deu a ele força para vencer aquele momento sombrio:


1- ESPERAR no Senhor de todo o coração, não espere reconhecimento alheio, como: 
É, realmente você mudou, estamos felizes com seu jeito agora e etc..., deve apenas crer no Senhor esperar somente n'Ele e que d'Ele venha a tua redenção. Desprender-se totalmente da aprovação humana é um passo de coragem para a cura de doenças da alma.
"Porque em ti, SENHOR, espero; tu, SENHOR meu Deus, me ouvirás."

2- CONFESSAR - Leia o verso 18: "Porque eu declararei a minha iniqüidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado." 

Confessar é  declarar mesmo, sem temor. Vemos pessoas fugindo todos os dias e dizem: É, mais ele me provocou, sabe que ela não é flor que se cheira, enfim, isso são fugas como a do próprio Adão que não confessou, mas argumentou que era a mulher que o Senhor havia lhe dado. Não fuja mais, que tal assumir sua falência dizendo que é um gastador incontrolável, que é implacável com todos e mesmo assim espera carinho delese porque também  não dizer que não consegue cumprir o que promete?, confessar a Deus e a quem você tem um débito vai curar você. É isso, essa é a psicologia verdadeira, sem rodeios.

3- SEGIR O QUE É BOM como ele mencionou no verso 20: "Os que dão mal pelo bem são meus adversários, porquanto eu sigo o que é bom."

Embora você pratique o que é bom o seu adversário quer seu mal. Não deixe isso virar uma questão para você. Isso só alimenta a culpa, a vingança  e os sentimentos que  levam a morte, embora você esteja em um turbilhão de calamidades siga o que é bom, siga e siga apenas o bem. Muitos ficaram maus no decorrer da vida, quando dizem: Agora eles vão ver quem sou eu, ninguém mais me prejudica, agora é olho por olho(...). Não caia nesse engano, o salmista com todo seu pecado, culpa e perseguição não usou isso para fazer o que era mal, o pior erro é aquele que não se quer concertar.

Se você leva a culpa sobre os seus ombros, é dia de descansar no Senhor, sabendo que Ele se fez culpado e maldito para te ver livre e você precisa acreditar.
        E saiba que assim como o salmista termina seu desabafo nos versos 21 e 22 com esse pedido, ore também assim e saiba que isso se cumprirá em sua vida.

"Não me desampares, SENHOR, meu Deus, não te alongues de mim. Apressa-te em meu auxílio, SENHOR, minha salvação."

21 comentários:

  1. Pastor que benção tava precisando viuu ... paz do senhor jesus ...

    ResponderExcluir
  2. Amém...Palavra poderosa!!! Glória a Deus por tudo!!! Ele é o nosso alvo... #Fixar os olhos em Cristo

    ResponderExcluir
  3. TREMENDA MSG... COMO É MARAVILHOSO OUVIR A VOZ DO SENHOR...ELE TRÁZ CURA E REFLIGÉRIO QUANDO MENOS ESPERAMOS...GLÓRIAS AO SENHOR!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que benção querido pastor! Isso que vc falou é pura verdade, que cada alma é única e deve ser tratada de modo diferenciado... muitas vezes a angústia toma conta da nossa alma,mas é preciso confiarmos e esperarmos no Senhor, porque Ele não nos desamparará... Deus te abençoe muito querido pastor.. abraços!

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus... que esta mensagem possa tocar em muitos corações,assim como tocou o meu... trazendo esperança para as pessoas... há tempo para recomeçar, reconstruir, existe um médico, que é o médico dos médicos, e pode curar todas as feridas do corpo e da alma... o Senhor Jesus já carregou todos os nossos sofrimentos, todas nossas dores, para que hoje pudéssemos viver a vida em abundância. Ele sar as feridas mais profundas da alma, nos traz para um alto lugar, nos faz repousar em pastos verdejantes e em tudo nos faz mais que vencedores. Basta aceitar Jesus como único e sulficente salvador, obedecer o que sua Palavra diz e verá o agir de Deus em sua vida...basta crer e obedecer de todo coração e o Espírito Santo lhe guiará em toda verdade.

    ResponderExcluir
  6. NOSSA TREMENDO......CONCORDO E CREIO QUE EM MUITAS VEZES SOMOS ACHADOS CULPADOS DE ALGO O QUE NÃO PODEMOS É NOS OCULTAR NEM COLOCAR A CULPA EM TERCEIROS E SIM CHEGAR DIANTE DE DEUS CONFESSAR O PECADO CRENDO QUE ELE É MISERICORDIOSO PARA NOS DAR O PERDÃO.ESSE DEUS É LINDO E FAZER O BEM SEMPRE SERÁ O MELHOR CAMINHO JESUS DISSE PARA DARMOS A OUTRA FACE NÉ ,SIGAMOS O EXEMPLO DO MESTER AINDA QUE PAREÇA DIFICIL,MAS NÃO IMPOSSIVEL!!!!!
    UMA BRAÇO PASTOR, DEUS O ABENÇOE PODEROSAMENTE EM NOME DE JESUS!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, meu amigo e Pastor querido...
    Aprendendo sempre...Vejo como pessoas sofrem por conhecer, mas sei que o Sr. Deus está trabalhando para os acordar.Vejo, que os de casa não tem hontra, como disse Jesus.
    Graças a Deus pela sua vida, que Deus usa para nos ensinar.Família Valente, agradece...Abraço!

    ResponderExcluir
  8. o senhor é uma benção pastor1

    ResponderExcluir
  9. Amei ler esse verso de David, devemos tbm ter coragem e nos humilhar perante a Deus, pois todos os dias pecamos não só ematos mas tbm em pensamentos e Deus sabe tudo de tudo,temos q nos vigiar tds os dias e sermos gratos a Deus por sua misericórdia, mas até quando Deus será misericordioso? temos que nos humilhar sim, chorar e orar fervorosamente ao nosso Deus e não persistir no erro, pq Deus pode não poder te alcançar, não é q Ele não queira é q nós nos afastamos Dele e às vezes nem percebemos isso, por isso irmãos leiam com muita atenção essa linda mensagem que o pastor colocou no seu blog e sejam um David tbm! Feliz Ano Novo! Eu quero em 2012 buscar as coisas lá do alto e vc?

    ResponderExcluir
  10. Hoje no culto o Pr. Jaime disse que um sorriso do baterista salvou uma vida. Hj tu me deu um sorriso que me deixou mais feliz e confiante, acreditando mais que Deus está comigo. Continuem sorrindo, o sorriso de vocês, para nós que o estamos recebendo, expressa o amor, a companhia e a voz de Deus dizendo: Continue estou contigo!!! Deus abençoe grandemente o ministério.

    ResponderExcluir
  11. PALAVRA DIRETA DO CORAÇÃO DE DEUS PARA O MEU CORAÇÃO!!! Q DEUS CONTINUE TE USANDO PASTOR!!!

    ResponderExcluir
  12. palavra tremenda pastor, é assim que acontece com muitos, vc é uma benção!!!

    Raquel

    ResponderExcluir
  13. Pastor Fabiano,que reflexão mais abençoada...Quantas e quantas pessoas que encontram-se perdidas no brilho que o mundo oferece,precisariam ter acesso à todas essas palavras...então,na medida que me fôr possível e com a sua permissão,vou começar a repassar todas as bençaos do texto... Paz!

    ResponderExcluir
  14. eu realmente estava precisando de uma palavra poderosa como essa.
    eu estou passando por problemas e com certeza essa mensagem falou profundamente em meu coração.
    eu só tenho a agradecer.
    no momento ando afastada dos caminhos do Senhor.
    sou membra da IIGD mais não ando tendo forças pra voltar. mais eu sei q pela misericordia de Deus depois dessa mensagem eu vou vencer em nome de Jesus. valeu pastor fabiano. q Deus te abençoe hj e sempre

    ResponderExcluir
  15. TREMENDA ESSA PALAVRA! REALMENTE ACONTECE COM MUITOS: QUE MUITOS POSSAM REFLETIR APOS LER ESSA MENSAGEM E QUE JESUS CONTINUE-TE ABENÇOANDO, COM ESSAS MENSAGENS QUE NOS ERRIQUECE MUITO........

    ResponderExcluir
  16. É TUDO VERDADE, SENTIMENTO DE CULPA, MATA A ALMA,PERCEBER QUE NOSSOS ERROS PREJUDICAM OUTRAS VIDAS,FEREM,MACHUCAM,NOS DEIXAM COMO MORTOS,SE NÃO FORA E MISERICÓRDIA DO SENHOR E A CERTEZA DO SEU AMOR A MUITO NÃO ESTARIA AQUI!

    ResponderExcluir
  17. terezinha pereirasábado, janeiro 07, 2012

    Amém,pastor cada dia que se passa vejo Deus em sua vida,pois atravez dessa mensagem Deus falou fundo em minha alma.estava mesmo precisando de palavras assim.Deus seja louvado por sua vida sempre.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada por postar essa mensagem. Realmente esperar a aprovação humana só traz decepção. Precisava demais dessa palavra. Que Deus te abençoe. Um abraço

    ResponderExcluir
  19. Olá, querido! Sempre sou muito edificada pelos textos e pelas reuniões que assisto antes de trabalhar. Assim, cadastrei-o como artista no site de http://letras.terra.com.br/fabiano-motta/. E já disponibilizei 9 de suas músicas. Muito me alegra que seu ministério expanda-se e alcance cada vez as pessoas. Já são cerca de 8.100 visualizações de suas músicas no Letras. Deus o abençoe! Priscila (Usuária do Letras: pnunes)

    ResponderExcluir
  20. SABE PASTOR... ESTOU COM UMA LUTA. DEUS TEM ME MOSTRADO ONDE TENHO ERRADO A ANOS E SÓ NESSE MÊS A QUAL ME ENTREGUEI A ELE E VOLTEI A SUA CASA PUDE ENCHERGAR ESSE MEU ERRO. A QUAL CONFESSO QUE NÃO É FÁCIL SAIR DELE JÁ QUE ELE SE TORNA UM VICIO NA VIDA DAS PESSOAS. ESSA MENSAGEM A BAIXO TAMBÉM VEIO COMO UM VERDADEIRO PUXÃO DE ORELHA!!!

    LI TODAS AS MENSAGENS DO sr. NO PERFIL. E VEJO O QUANTO FUI ESTUPIDA NESSES 26 ANOS DE VIDA. FUI TÃO INGRATA A DEUS E MESMO ASSIM ELE ME AMA.ME SINTO TÃO ENVERGONHADA POR TUDO O QUE FIZ MESMO NA MINHA INOCÊNCIA. SÓ ESPERO QUE DEUS POSSA ME PERDOAR DE TUDO O QUE TENHO FEITO ATE ONTEM.. E QUE ELE POSSA ME ENSINAR A NASCER DELE E VIVER NOS CAMINHOS DELE.

    QUE DEUS TE ABENÇOE CADA VEZ MAIS PARA TRAZER PALAVRAS SABIAS COMO ESSA QUE POSSA TOCAR NÃO SÓ NO CORAÇÃO DAS PESSOAS MAS NA CONSCIÊNCIAS DELAS TAMBÉM.

    ResponderExcluir
  21. MUITO BOA ESTA PALAVRA PR. COMO DIZEM POR AÍ "O CAIR É DO HOMEM MAS DEUS NOS LEVANTA" A FACULDADE DE DEUS NÃO É FÁCIL MAS TEM O SEU DIPLOMA, O SEU RECONHECIMENTO!!

    ResponderExcluir

A Perfeição pode ser alcançada com um simples ato.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.

As vezes queremos alcançar a perfeição e achamos que esse caminho é doloroso e difícil. Mas na verdade começa com um simples ato de não tropeçar no falar, como lemos no texto acima. Todo o corpo terá reflexo daquilo que falamos, por isso cuidado com o seu modo de falar. Muitas pessoas não dão a mínima pra isso e se encontram estressadas, tristes, deprimidas ou até mesmo perturbadas. Comece a filtrar o que você fala, pois todo o seu corpo também será controlado. Tem coisas que falamos que destrói não só a nós que pronunciamos isso, mais também as outras que não tem estrutura para ouvir tais palavras. Talvez você acha que seu cônjuge pode ouvir certas coisas, ou seus filhos, amigos e na verdade sua palavra está sendo destruição. Não destrua você e nem quem está a sua volta, faça essa reflexão e comece a filtrar o que você fala pois o caminho da perfeição é simples, é policiar o que fala.

Pense nisso…