segunda-feira, 26 de março de 2012

É INUTIL PRA VOCÊ, PRA DEUS NÃO




Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões;
O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar.
E tu torna a recebê-lo como às minhas entranhas.
Eu bem o quisera conservar comigo, para que por ti me servisse nas prisões do evangelho;
Mas nada quis fazer sem o teu parecer, para que o teu benefício não fosse como por força, mas, voluntário.
Filemom 1:10-14



Domingo dia 25/03/2012 preguei essa mensagem e gostaria de transmitir através desse texto.

A carta de Paulo a esse homem chamado Filemom é uma carta pequena, aparentemente simples, contendo apenas saudações e um pedido, mas carregada de significado profundidade e lições sobre como é possível acontecer mudanças em várias escalas, em diferentes pessoas, mudanças de interpretações, e esse é o choque que acontece na medida em que o evangelho vai tomando uma dimensão profunda em nosso ser, e aí nós veremos os outros com outra perspectiva, poderemos nos ver com mais verdade e saber que nada está perdido, que ainda há esperança para mim, e para outros pois para Deus nada é impossível.

VOCÊ JÁ SE DECEPCIONOU OU FOI PREJUDICADO POR ALGUÉM A PONTO DE DIZER: NÃO QUERO VER MAIS ESSE FULANO NEM PINTADO DE OURO? CHEGA, VOU EXCLUIR ESSA PESSOA DA MINHA VIDA,  E OUTROS DESABAFOS DE ALGUEM FERIDO?

Isso aconteceu também com um homem chamado Filemom, ele era um homem rico, de colosso, que tinha culto na casa dele com Áfia e Arquipo, mas que havia excluído da sua vida um escravo por nome de Onésimo. Tudo indica que esse homem havia feito algo grave a ele, pois ele é encontrado por Paulo em Roma, preso e desprezado. Quando Paulo encontra esse homem começa a pregar e ele é impactado, transformado, totalmente recuperado através do poder de Deus que estava em Paulo.

Eu te pergunto você é influenciado ou influenciador?  

Há muitos que não conseguem expressar quem de fato é no Senhor, ao contrário, são contaminados pelas coisas desse mundo, se igualando aos infiéis com seu comportamento, opiniões, expressões e alguns até quando se descontrolam, falam mal, brigam como os ímpios.  As pessoas estão carentes em conhecer alguém que realmente seja de Deus. Isso vai fazer com que eles sejam mudados através de nós. Paulo quando encontra Onésimo, consegue fazer dele um homem de Deus, a ponto de escrever uma carta a Filemom só pra isso, para que ele recebesse um homem que em outro tempo havia sido inútil, mas que agora se tornara útil, até usou como trocadilho, pois o nome Onésimo significa útil, embora tivesse esse nome, ele havia dado prejuízos para Filemom, mas agora estava transformado.
Seja um influenciador e não influenciado, peça Deus para fazer de você um instrumento de transformação de vidas a ponto de que as pessoas tomem um novo rumo depois de se relacionarem com você. Hoje é comum, jovens não se casarem mais virgens, pessoas roubarem as outras, serem vingativas, falarem mal de todos, serem vulgar, beberrões, traírem seus cônjuges, falarem palavrões, mas quando essas pessoas se aproximam de alguém como Paulo, elas começam a ser influenciadas pelo bem. Acredite,  pessoas como Onésimo podem mudar.

Queridos Deus pode transformar pessoas, essa carta de Paulo é uma lição para nós de amor e perdão. Se você já havia excluído pessoas de sua vida, e dito: Esse  nunca mais quero encontrar, não faça mais isso, receba hoje ele ou ela de volta em suas orações, isso vai te abençoar de uma maneira maravilhosa. Paulo manda Onésimo de volta, transformado, e ainda diz a Filemom, receba-o não como escravo, mas como irmão.

Essa pessoa que você tem como perdida, continue orando pela transformação, creia nisso. Você será grandemente honrado se com voluntariedade conseguir fazer isso. Não é fácil, ser de Deus e perdoar alguém que te magoou mais sabia que vai valer a pena, você liberar perdão, pois há uma benção para aqueles que assim crer.
Quantas vezes eu fui tentado assim, pessoas que me prejudicaram, Deus me incomodou à recebê-los de volta em minhas orações e isso tem sido benção e crescimento para minha vida.
Imagina quando a carta chega e Filemom ouve aquilo, que seu pastor, amigo e irmão lhe pede algo quase que impossível, para que ele recebesse de volta Onésimo, imagine o choque de Filemom. Quem sabe ao ler essa mensagem você também fique intrigado, mas peço isso não em obrigação, mas voluntariamente assim como Paulo também pediu a Filemom. Talvez você diga que pelo menos Onésimo já havia sido transformado, e a pessoa que te feriu continua do mesmo jeito, não pense assim, pois a sua oração à essa pessoa vai se tornar em benção pra você e também vai causar um impacto nessa vida. Deus pode enviar alguém como Paulo e abençoar essa pessoa a ponto de haver uma transformação. Eu sei que é difícil, mas é o caminho da cura para você que está magoado.


Assim como Paulo você poderá ser capaz de transformar os "Onesimos" que aparecerem no seu caminho, que são considerado inúteis a muitos, mas não para Deus. 


Quero concluir dizendo que essa mensagem é para aqueles também, que se sente como Onésimo, desprezado por alguém até mesmo na sua igreja, que se sente inútil, saiba que o Senhor tem um plano para sua vida e vai fazer de você um vaso de honra para dar bons frutos e todos verão. Que o Senhor abençoe sua vida, aquele que nos fez útil, e que nos faz tornar outros também em úteis.

2 comentários:

  1. Pr. Fabiano Motta, louvo a Deus por seu ministério. Essa mensagem vem de encontro a minha situação atual e falou grandemente em meu coração. Obrigada e Glórias a Deus!

    ResponderExcluir
  2. NOSSA DEMAIS ADOREI LER ESTA MENSAGEM ÁS VEZES ME SINTO ASSIM..TO ESPERANDO O SENHOR MOSTRAR PARA TODOS QUE UM DIA RIRAM DE MIM QUE SOU UM VASO PARA MEU JESUS, E QUE NÃO VOU DESISTIR QUE JESUS CONTINUE ME DANDO FORÇAS PARA PROSSEGUIR..PARTINDO PARA O ALVO!!!GANHAR ALMAS PARA JESUS!!!EU PRECISO SER UM VASO NAS MÃOS DO OLEIRO..ME FAZ VIVER ..ME DA VONTADE DE VIVER..PRECISO ME SENTIR ÚTIL PARA JESUS..

    ResponderExcluir

A Perfeição pode ser alcançada com um simples ato.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.

As vezes queremos alcançar a perfeição e achamos que esse caminho é doloroso e difícil. Mas na verdade começa com um simples ato de não tropeçar no falar, como lemos no texto acima. Todo o corpo terá reflexo daquilo que falamos, por isso cuidado com o seu modo de falar. Muitas pessoas não dão a mínima pra isso e se encontram estressadas, tristes, deprimidas ou até mesmo perturbadas. Comece a filtrar o que você fala, pois todo o seu corpo também será controlado. Tem coisas que falamos que destrói não só a nós que pronunciamos isso, mais também as outras que não tem estrutura para ouvir tais palavras. Talvez você acha que seu cônjuge pode ouvir certas coisas, ou seus filhos, amigos e na verdade sua palavra está sendo destruição. Não destrua você e nem quem está a sua volta, faça essa reflexão e comece a filtrar o que você fala pois o caminho da perfeição é simples, é policiar o que fala.

Pense nisso…