quarta-feira, 14 de março de 2012

O MEU AZEITE ESTÁ ACABANDO E AGORA?



Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos I REIS 17:12

Há situações que assolam a humanidade de maneira inexplicável, e as pessoas ficam tão ansiosas para saber a causa, que ficam cegas espiritualmente nessa procura, de tentar entender o porquê dessa dificuldade, e acabam se conformando e dizendo como dizem a maioria: "A vida é assim mesmo, isso acontece nas melhores famílias, que em vidas passadas fomos maus e agora estamos passando por isso para nos evoluirmos", enfim, é mais fácil tentar explicar do que encarar os fatos como são, sem rodeios, sem fantasias, e saber que estamos num mundo onde passamos escassez, sustos, dores, mas que não estamos desamparados. O apostolo Paulo faz uma declaração poderosa e trata as adversidades de maneira espiritual quando diz: "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;"
II Corintios 4: 7 à 10

É importante ter essa consciência que a tribulação não é o motivo justificável para a angustia, a perplexidade não tem poder de fazer de você uma pessoa desanimada, o que acontece a nossa volta são realmente coisas que nos deixam perplexos no tocante a relacionamentos, pois vemos traições das mais absurdas de maridos, esposas, filhos, patrões, funcionários, lideres de igrejas e ai vai, por mais perplexos que estejamos temos um tesouro em nós, um tesouro que é maior que a perplexidade. Embora seja perseguido você não será vitima do abandono, ainda que esteja abatido saiba que isso não o destruirá.

Ao ler o texto inicial vemos um retrato simbólico do estado de milhares de pessoas, que se sentem esgotadas, cansadas, com recursos limitados a tal ponto de não ter mais perspectiva. Te pergunto: Você já sentiu ou está se sentindo assim? Com a impressão de que no estado que está sua situação não há mais o que fazer?

Quero dizer que não há cura para os que ficam em busca de respostas para as causas, e sim para quem busca a solução através da graça de Deus, que não se explica, que não se compra, que simplesmente acontece na vida de quem crer.

Sobre a mulher que lemos no texto acima, não temos muitos dados sobre ela, e isso me deixa muito alegre, pois Deus não tem como importante o que nós consideramos importante. Temos essa impressão quando vemos pessoas se tornarem tão importantes e chegamos achar que ela é mais especial do que outras, tendo seus cargos bem destacados, seus nomes em tudo que fazem e coitado de quem esquecer de anotar o nome do tal.  Se você não é notado, ou nem sequer lembram de seu nome, pode ter certeza que o Senhor já te viu, e sabe exatamente como você está e pode trazer esse milagre em sua vida, pois você não estará sozinho. Quem olhasse para essa viuva, pelo menos, duas horas antes, nem imaginaria que já estava à caminho um milagre. Deus se levantará em teu favor, a tempo de te socorrer antes que acabe o azeite.

Quando a palavra nos conta fatos como esse, que fala apenas que ela era uma viuva, com um filho, com a ultima medida de azeite e farinha, Deus fala a todos que se sentem esgotados, cansados e sem esperança. Quando ela encontra um profeta sensível a Deus, desapegado das aparências e cheio de autoridade esse encontro foi maravilhoso, no dia da última refeição aquela mulher simples teve um encontro de esperança. A bíblia não relata uma causa, apenas trata da falta de chuva, que fora um feito do próprio profeta para punir Acabe e que acabou interferindo na vida de tantos que não tinha muito haver com o feito, mas vemos um retrato maravilhoso da graça de Deus. O profeta não a discrimina, por sua aparência pobre, mas ver a possibilidade de uma manifestação do poder de Deus.

Teria muito ainda a dizer, mas não quero que se sinta desmotivado a ler, quero evitar excesso de palavras, vou concluir com a pergunta do tema: O meu azeite está acabando e agora?
Agora você precisa entregar de verdade seu coração ao Senhor, você precisa parar de perguntar porque eu? Isso não poderia acontecer comigo? E acreditar de verdade que a graça de Deus te alcança hoje. Muitos cristãos se sentem esgotados, estão com uma pequena reserva de azeite e acham que morrerão na fé, mas chega agora o Senhor da multiplicação em sua casa e pergunta se você tem coragem de fazer o primeiro para Ele. Se você está disposto a aceitá-lo em sua casa. Você que estava colocando os seus últimos cavados na fogueira da fé, pensando em parar eu declaro em sua vida, hoje chega a provisão de Deus. Apenas acredite de todo o seu coração. O meu azeite está acabando e agora? Agora vai acontecer algo sobrenatural na sua vida. Quando estamos esgotados e não temos recursos próprios estamos prestes a viver algo novo e sobrenatural em nossas vidas.

Faça uma oração sincera agora e diga isso a Deus, eu creio na sua graça, eu sei que podes me socorrer, você verá que em sua vida acontecerá algo sobrenatural.


Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze um bolo primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias. I Reis 17:12 à 16


E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. II Corintios 12:9 e 10


O que alcançou aquela viuva quem nem o seu nome sabemos, foi graça, essa graça, esse favor, esse poder, essa unção te alcança hoje, pois se demorar-mos a receber esse azeite e você não ser renovado agora, corre um sério risco de morrer, no nosso caso, morte espiritual e isso compromete a tua salvação.
Veja o que diz Mateus 25:8,9 e 10: "E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta."

5 comentários:

  1. Que bom saber que tenho um tesouro maoir em mim do que as coisas que estão no mundo....Muito abençoada a mensagem e vou passa-lá para minha cunhada que anda tão desagreditada de tudo.....A Paz!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pastor Fabiano acamada li seu texto, me lembro de dizer q vc era meu lider, por causa do louvor, penso q isso não ira mais acontecer, mas, sua palavra foi edificante, chorei pq desprezo dói, mas posso lhe dizer com toda certeza q, vou ler essa palavra incansavelmente até q ela brote como raiz em meu coração... Foi de Deus, e saber q meu azeite pode se multiplicar, mesmo qd os outros olham pra vc como umm nada, é como o missionário diz... _ DEUS É LINDO!!!! Obrigada por tudo, Deus seja com vc sempre!!! Bjs em sua linda familia.

    Márcia Cruz.

    ResponderExcluir
  3. PASTOR CHOREI MUITO AO LER SUA MENSAGEM... FAZ DEZ DIAS QUE APARECEU EM MEU CORPO ALGO PARECIDO COM HEMORRÓIDAS, SENDO QUE NUNCA TIVE ESSE PROBLEMA E DEREPENTE EM UM DOMINGO APÓS RETORNAR DA IGREJA PERCEBI ALGO ESTRANHO. ESTAVA COM RECEIO DE IR AO MEDICO E TER QUE FAZER CIRURGIA. MAS JESUS ESTÁ ME CURANDO AGORA EM NOME D JESUS EU DECLARO SOBRE A MINHA VIDA A CURA DO MEU CORPO FISICO E ESPIRITAL.

    ResponderExcluir
  4. GLÓRIA A DEUS!!!!!
    ESSA MENSAGEM É UMA BENÇÃO..E TEM TUDO A VER COM A CAMPANHA DE QUARTA-FEIRA QUE ESTAMOS FAZENDO NA IIGD DE FRANCISCO MORATO...
    QUE DEUS TE ABENÇOE PASTOR FABIANO E QUE NUNCA FALTE A PALAVRA DE DEUS NO SEU MINISTÉRIO,NA SUA VIDA ..ENFIM EM VOCÊ..CONTINUE SENDO ESSE VASO NA MÃO DE DEUS.A PAZ DO SENHOR!!!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do louvor que faz nas reuniões, e através disso, vim conhecer esse blog. E agradeço MESMO por se deixar ser usado por Deus. Senti fortemente a voz de Deus em cada palavra, em cada linha o toque do Espírito Santo de Deus foi mais forte e intenso! Obrigada, e contine fazendo a diferença através de Cristo Jesus!

    ResponderExcluir

A Perfeição pode ser alcançada com um simples ato.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.

As vezes queremos alcançar a perfeição e achamos que esse caminho é doloroso e difícil. Mas na verdade começa com um simples ato de não tropeçar no falar, como lemos no texto acima. Todo o corpo terá reflexo daquilo que falamos, por isso cuidado com o seu modo de falar. Muitas pessoas não dão a mínima pra isso e se encontram estressadas, tristes, deprimidas ou até mesmo perturbadas. Comece a filtrar o que você fala, pois todo o seu corpo também será controlado. Tem coisas que falamos que destrói não só a nós que pronunciamos isso, mais também as outras que não tem estrutura para ouvir tais palavras. Talvez você acha que seu cônjuge pode ouvir certas coisas, ou seus filhos, amigos e na verdade sua palavra está sendo destruição. Não destrua você e nem quem está a sua volta, faça essa reflexão e comece a filtrar o que você fala pois o caminho da perfeição é simples, é policiar o que fala.

Pense nisso…