segunda-feira, 19 de março de 2012

O QUARTO DA BAGUNÇA



Acho que como eu a maioria das pessoas não gostam de bagunça, exceto as que sofrem algum distúrbio como você já deve ter visto casos de pessoas acumularem tanto lixo ou objetos que para elas tem um valor significativo a ponto de não conseguir sequer abrir a portar ou entrar. Foi isso que a polícia retirou da casa de uma idosa aqui mesmo no Brasil. A senhora Violeta de Carvalho Martinez, de 70 anos começou a acumular lixo em seu sobrado de 350 metros quadrados numa zona nobre de São Paulo. Ela acumulou lixo e restos de comida por cerca de 20 anos! A quantidade de lixo é tamanha, que Violeta foi gradualmente ficando impossibilitada de acessar algumas área da casa cheia de ratos. Desaparecida por 4 dias, os vizinhos suspeitaram que ela teria morrido e chamaram a polícia. A polícia encontrou dona Violeta dentro de uma carcaça de Fiat 147 na garagem. O resto inteiro da casa, era lixo do chão ao teto.  A doença da acumulação de lixo foi batizada com o nome do filósofo grego do século IV a.C. Diógenes de Sinope, que embora fosse um gênio a altura de Sócrates e Platão, vivia como um mendigo e dormia num barril. 
A  Síndrome de Diógenes caracteriza-se pela acumulação de objetos, muitos deles ou sua totalidade, sem valor. Ela é caracterizada como um sintoma do isolamento social, falta de pudor e de cuidados com a higiene pessoal, além da recusa em receber ajuda. Bom falei um pouco dessa doença para ficar claro que esse extremo é uma realidade mas que embora a maioria das pessoas que como eu não tem esse distúrbio, ainda assim temos uma pequena bagunça em algum quartinho em casa. Coisas que deixamos para fazer depois, e se não tomarmos cuidado isso vai tomando uma proporção grande no futuro.

Vou ser breve para te transmitir a mensagem pregada na igreja em Moema, onde nos reunimos às terças e aos domingos, e nesse domingo falei sobre esse assunto, baseado no texto de Ezequiel 8 versículos 7 à 10 que diz: “E levou-me à porta do átrio; então olhei, e eis que havia um buraco na parede.
E disse-me: Filho do homem, cava agora naquela parede. E cavei na parede, e eis que havia uma porta.
Então me disse: Entra, e vê as malignas abominações que eles fazem aqui.
E entrei, e olhei, e eis que toda a forma de répteis, e animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor.” 

O profeta Ezequiel foi muito usado para pregar aos israelitas cativos na babilônia, ele que foi contemporâneo do profeta Jeremias enquanto pregava aos que ficaram em Judá, ele estava na babilônia. Essa visão que ele teve me fez pensar nesse assunto que estamos meditando hoje. Deus revelou a Ezequiel a que ponto as pessoas chegaram na pratica da idolatria e da impiedade. O Espírito de Deus trabalha dentro de nós de maneira semelhante, revelando o pecado que espreita a nossa vida.

Como você se sentiria se Deus tornasse sua vida transparente hoje?

Na visão de Ezequiel, Deus o leva a porta do átrio e havia um buraco na parede. Eu disse na pregação que quando vemos um buraco na parede, logo queremos fechar. Mas nessa visão Deus disse a ele: Cava, e quando ele cava tinha uma porta e Deus disse: Entra e quando entrou pode ver coisas terríveis e toda forma de répteis e animais abomináveis. Quero chamar sua atenção para que você perceba que tem muita coisa oculta em sua vida que impede o agir do Senhor. Tem pessoas que já traíram os seus cônjuges e acham que nunca serão descobertos, e enquanto isso espiritualmente o quarto da bagunça está cada vez mais cheio, e isso reflete fora com tragédias, perdas inexplicáveis, alguns guardam um ódio terrível contra alguém e ainda pretende se vingar, outros uma fantasia maligna que tem feito de seus corações verdadeiro depósitos de lixo. Hoje é dia de cavar a parede, arrebentar essa porta oculta, e nos limpar de qualquer abominação. É uma decisão exclusiva nossa, eu não tenho como fazer por você, mas como Ezequiel posso te alertar disso para que aconteça uma limpeza em seu coração e grandes milagres em sua vida.

Veja o que diz em Malaquias 3 versículos 14 à 18As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?
Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?
Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam.
Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome.
E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.

Queridos esse sentimento não pode morar em nós, de dizer que é inútil servir a Deus. Isso é abominação ao Senhor. O povo de Deus chegou a ponto de reputar como bem-aventurado os soberbos, dizendo que eles tentavam a Deus e escapavam. 

Não queira estar na pele de um ímpio no dia do julgamento. Já vi homens terríveis que humilharam suas esposas a vida toda, levando uma vida de um adolescente irresponsável, não cuidando de seus filhos, sendo carrascos por causa de sua grana e que morreram como um animal, doentes e solitários. Há outros que morrem como dignos mas que na eternidade estarão totalmente separados de Deus e seu lugar é o fogo eterno. Não diga que é inútil servir a Deus. Há uma recompensa para aqueles que vivem com o Senhor, ainda que em lutas, não desista você viverá o socorro de Deus. Essa decisão é para quem realmente não quer deixar nem um quartinho sequer para o mal, mas querem viver em fé.

Finalizo a mensagem com esse texto de Hebreus 11 versículos 24 à 26 “Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.”

Limpe-se hoje dessa bagunça em sua vida, vícios, traições, mágoas, traumas, complexo de inferioridade, fantasias, idolatrias, amizades que corrompe você, filosofias que não confere ao que Jesus ensinou, faça como fez Moises que tinha grande chance de ser um faraó, mas escolheu ficar por um momento com o hebreus como escravo e ter uma recompensa maravilhosa, eterna e infinita do que por alguns anos desfrutar de um reino aparentemente poderoso e como escravo de satanás o deus e príncipe de todo engano. Pessoas estão todos os dias se curvando a satanás, para terem fama, prestigio, dinheiro, alguns até se valem da fé usando o nome de Jesus para ficarem ricos e se tornam pedra de tropeço na pregação do evangelho se tornam lixo humano com seu quarto da bagunça cheio de tudo que não presta. Como está escrito em Mateus 18:7 "Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem." 

5 comentários:

  1. Deus te abençoe e te use cada vez mais, pastor! Agradeço em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Deus abençoe!
    Linda mensagem.
    Precisamos ter vestes brancas, sempre.
    Isso reflete, muitas vezes, causando a doença. (é comprovado).

    ResponderExcluir
  3. Lindo... é sempre bom ter boas plavras para ler ou para ouvir. Momentos de reflexão são sempre necessários e bem vindos!!!

    ResponderExcluir
  4. É PASTOR E BEM ASSIM..A VERDADE DESDE QUE O MUNDO PASSOU SER HABITADO PELOS HOMENS SATANÁS JÁ TAVA LÁ ESPERANDO C/SEU ESPÍRITO MULAMBO. A VERDADE É QUE TEMOS QUE OLHAR P/JESUS SE TIRARMOS OS OLHOS DELE PODEMOS NOS ENTRISTECER, TEMOS QUE ESTAR PREPARADOS POIS JESUS JÁ DISSE.."SE FOSSE POSSÍVEL ENGANARIA ATÉ OS ESCOLHIDOS"...

    ResponderExcluir
  5. A cada texto que leio sinto mais e mais vontade de voltar, pois não é um homem que escreve aqui, e sim um homem que se permite ser usado pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS para ensinar, alertar e abrir os olhos espírituais de cada leitor, de cada um de nós que desejamos conhecer a Deus. Obrigada novamente. Deus o abençoe e realize os teus sonhos em Nome de Jesus! :)

    ResponderExcluir

A Perfeição pode ser alcançada com um simples ato.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.

As vezes queremos alcançar a perfeição e achamos que esse caminho é doloroso e difícil. Mas na verdade começa com um simples ato de não tropeçar no falar, como lemos no texto acima. Todo o corpo terá reflexo daquilo que falamos, por isso cuidado com o seu modo de falar. Muitas pessoas não dão a mínima pra isso e se encontram estressadas, tristes, deprimidas ou até mesmo perturbadas. Comece a filtrar o que você fala, pois todo o seu corpo também será controlado. Tem coisas que falamos que destrói não só a nós que pronunciamos isso, mais também as outras que não tem estrutura para ouvir tais palavras. Talvez você acha que seu cônjuge pode ouvir certas coisas, ou seus filhos, amigos e na verdade sua palavra está sendo destruição. Não destrua você e nem quem está a sua volta, faça essa reflexão e comece a filtrar o que você fala pois o caminho da perfeição é simples, é policiar o que fala.

Pense nisso…