Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
I Corintios 10:13
O Senhor não deixará que um de Seus filhos seja tentado além de suas forças. Entretanto, você também deve fazer sua parte, praticando fundamentos bíblicos para derrotar a tentação. Confira, então, alguns fundamentos que o ajudarão a mudar sua rota de interpretação diante de fatos tentadores. Tenha motivos para dar gargalhadas maravilhosas, celebrando a vitória sobre todos esses males!
· A batalha contra o pecado é ganha ou perdida na mente
Já se sentiu subitamente faminto após assistir a um anúncio de comida
na TV? Já ouviu alguém tossir e, imediatamente, sentiu vontade de limpar a garganta? Nós somos movidos naturalmente para onde dirigimos a atenção. “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” (Mateus 6:22 e 23)
· A tentação começa capturando a sua atenção
Tudo o que prende sua atenção desperta emoções. Estas, por sua vez, estimulam seu comportamento, levando-o a agir de acordo com o que sente. Assim, quanto mais você se concentra em não desejar algo, com mais força tal desejo o envolverá. Não tente reprimir-se em pensamentos, dizendo consigo: “Eu não posso, não posso e não posso!” Pois, quanto mais você vive a proibição, mais você será tentado a seguir em sua direção.
Veja, agora, o que dizem os três versículos abaixo:
“Não desprezeis as profecias;”
“Examinai tudo. Retende o bem;”
“Abstende-vos de toda a aparência do mal.”
(1 Tessalonicenses 5:20,21 e 22)
Abster-se é “privar-se de fazer algo”, “conter-se” ou deter-se”. Dentro de um contexto bíblico, podemos até mesmo acrescentar a palavra “fugir” para a definição do vocábulo “abster”. Fugir para abster-se do mal não é um ato de covardia. “Fugi do meio de Babilônia, e livre cada um a sua alma, e não vos destruais na sua maldade;...” (Jeremias 51:6 a)
Quando a tentação o chamar ao telefone, não discuta com ela, apenas desligue! Tome uma posição! Rejeite a programação imoral da televisão, afaste-se do grupo que está fofocando e saia do cinema no meio do filme. Enfim, faça o que for necessário para que sua mente escape das profundezas do abismo. Para evitar o ferrão, afaste-se da abelha. Essa decisão é tomada mediante a sua fé. Você não será capaz de dizer “não” ao diabo, a menos que tenha dito “sim” a Cristo.
Sem Cristo não há defesa contra o diabo. Paulo faz referências ao assunto utilizando o termo “capacete da salvação”, em Efésios, capítulo 6, versículo 17. Só o Senhor pode preservar a mente do homem. A verdade de Sua Palavra é o capacete que reveste nossa mente, protegendo-a dos dardos malignos da tentação.
Lembre-se de que você é um cristão e Satanás não pode obrigá-lo a fazer coisa alguma. Ele pode apenas sugerir ou propor-lhe uma oferta indecente. Há situações que nos deixam mais vulneráveis às tentações do que outras. É muito importante que você saiba identificar tais ciladas para que fuja delas. Quero lhe ajudar a fazer isso através de alguns questionamentos e reflexões pessoais. Responda:
1. “Quem está comigo nos momentos em que sou mais tentado? São os amigos, os colegas de trabalho ou uma multidão de estranhos?”
2. “Sou mais tentado quando estou só?”
3. “Como normalmente estou me sentindo quando sou tentado? Estou cansado, solitário, entediado, deprimido, sob pressão, zangado ou preocupado?
4. Sou tentado após um grande sucesso ou momento de enlevo espiritual?”
Bom é seguir o conselho do apóstolo Paulo: “Não deis lugar ao diabo.”
(Efésios 4:27).
Que o Espírito Santo fale mais contigo! Saiba que você é capaz de vencer todo mal se estiver escondido no Senhor. Por piores que pareçam ser, as tentações nos mantêm dependentes de Deus. Assim como as raízes crescem mais fortes quando o vento sopra contra a árvore, você se torna mais parecido com Jesus toda vez que enfrenta e vence uma tentação. Ao invés de ceder ou desistir, busque a Deus, confie que Ele o ajudará. Lembre-se de que uma grande recompensa espera por você – o Reino dos Céus – conquistado por aqueles que vencerem, os fiéis, lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro (Apocalipse 12:11)!
Pr. Fabiano, sua mensagem me ajudou muito, sobretudo quanto às perguntas que devemos nos fazer a respeito das situações que nos deixam mais vulneráveis às tentações.
ResponderExcluirDeus o Abençoe muito,
Mauricio
Aleluias pastor! Deus falou muito comigo através dessa mensagem, e muitas vezes na hora da tentação fazemos o que é errado, ao invés de fugirmos dela!! Que a cada dia as bençãos do Senhor venham sobre vc! Abraços.
ResponderExcluirMensagem abençoada Pastor, Glória à Deus. Principalmente nesta semana de santa ceia, semana de muita reflexão e consagração. Deus abençõe. Haidée. Criciúma/SC
ResponderExcluirGloria a Jesus , Obrigado era oque estou passando.
ResponderExcluirabraçosss...
amém,o sr sempre com uma palavra de força para nos dar em pastor.essa mensagem veio para se encaixar com o que o pr ZéRoberto falou um dia desses,quando o sinal vermelho ascende!the best.Deus lhe abençoe mais e mais!
ResponderExcluir