segunda-feira, 28 de junho de 2010

Liderança se aprende?

O CÓDIGO DA LIDERANÇA


Pesquisas neurológicas mostram como o cérebro aprende a liderar e se sentir confiante.

              Liderança se aprende? Jamais foi possível responder a essa questão de maneira tão inequívoca como agora. Com estudos nerológicos recentes, é possível afirmar que, sim, as pessoas aprendem a liderar. Cientistas descobriram que uma substância chamada mielina, quando se acumula em forma de uma camada que isola circuitos nervosos no cérebro, facilita o desempenho de atividades como liderar uma equipe ou falar em público. Quanto mais experiência e proficiência o lider adquire, mais mielina é acumulada em seu cérebro, e melhor profissional ele se torna. É um ciclo virtuoso. A mielina é prova científica.
Fazendo uma comparação com a fiação elétrica de uma casa, a mielina(é uma substância branca constituída de gordura que recobre parte das fibras nervosas do cérebro e muito importante no aprendizado pois tem a função de acelerar a condução e aceleração dos impulsos nervosos) seria como uma casca, a mielina seria como uma capa isolante. O isolamento que ele proporciona às células nervorsas permite a melhor condução de impulsos elétricos. Ela, basicamente, evita ' curto circuitos". E, quanto mais grossa a camada de mielina, mais isolamento ela provê, e mais seguros se tornam os nossos pensamentos e movimentos.
              A descoberta e suas consequências são muito bem exploradas no livro O código do Talento, de autoria de Daniel Coyle. No livro, Ciyle afirma que aprender a tocar piano clássico ou a jogar futebol. Durante o aprendizado, os centros nervosos emitem impulsos elétricos. Os sinais cognitivos "viajam" peleos circuitos do cérebro em direção ao resto do corpo. Quando executamos uma tarefa - como dar uma palestra diante de uma plateia lotada - o sistema de produção de mielina responde aumentando a proteção isolante em torno das células nervosas ativadas durante a tarefa. Isso serve tanto para o estudante de MBA quanto para o aprendiz de violino ou de ginástica olímpica.
         Segundo Coyle, três processos diferentes potencializam o aumento da camada de mielina. Um deles é o que ele chama de "ignição". Ocorre no momento em que começamos a aprender algo, quando muitas vezes os níveis de mielina ainda são baixos. Nem todo mundo possui força de vontade inicial para vencer uma longa curva de aprendizado. O segredo para superar a inercia? "Busque um modelo a imitar", diz Coyle. Se você quer se tronar tão bom quanto o diretor de planejamento estratégico da empresa para a qual trabalha, imite-o. Faça dele o seu mentor. Coyle diz que a imitação de um modelo faz aumentar a camada de mielina.
             Quero abrir um parenteses a essa matéria de Edson Porto com Álvaro Oppermann e a essa observação de Daniel Coyle, pois , nesse processo que estrutura um lider o apóstolo Paulo por inspiração divina já ensinava seus líderes, e o que hoje é comprovado cientificamente na época nem se imaginava e ele já falava sobre isso, que, para ser igual ao mestre o caminho é imitar.     
          Hoje sabemos que isso aumenta a camada de mielina e fortalece os impulsos nervosos e nos faz tomar atitudes precisas quando somos fortemente precionados. Acompanhe alguns vercículos onde Paulo fala sobre isso e depois continuo a matéria.


Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. 1 Coríntios 4:16

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. 1 Coríntios 11:1

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; Efésios 5:1

Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas. Hebreus 6:12

Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Filipenses 3:17

Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles, 1 Tessalonicenses 2:14

E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. 1 Tessalonicenses 1:6


          Continuando a matéria, outro processo que aumenta a mielina é o do "Treinamento intensivo". O autor usa o Brasil e o futebol para ilustar sua afirmação. Para Coyle, um dos motivos de os brasileiros terem desenvolvido grande habilidade no jogo se deve ao fato de o futsal ser extremamente popular no país. Jogar em espaços menores e com uma bola mais pesada teria dado aos jogadores do país incontáveis horas de prática no controle de bola que a maiorida dos jogadores de outros países nunca teve. Coyle diz também que o cérebro aprende melhor quando tem de se esforçar. Ele cita o exemplo da pessoa que durante um coquetel, não consegue lembrar do nome do seu interlucutor. As chances de fixar o nome são maiores se ele conseguir puxá-lo com esforço da memória, em vez de alguém cochicá-lo em seu ouvido.
        Além do esforço e da imitação, ter um treinador competente também tem efeito positivo sobre a positivo sobre a produção de mielina. Segundo Coyle, o papel do treinador é 10% elogio, 10% critica e 80% transferencia de conhecimento. É uma dinamica que ativa o cérebro. "Apertando os 'botões certos' o treinador ativa esse processo cerebral", diz o autor. Isso resulta, novamente no aumento da produção de mielina. Embora as dicas dadas por Coyle não sejam exatamente novas e tenham sido apresntada e verificadas na prática por outros estudiosos, a diferença é que ele se baseia em dados fisiológicos, que mostram alterações concretas na estrutura cerebral. Seu livro reafirma ainda a tese daqueles que acreditam que todos podemos aprender e nos trasformar, dependendo do investimento e esforço que fizermos. Afinal como diz Coyle, ninguem nasce pronto.
        E acrescento que Jesus disse: Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, pois o meu julgo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11. 29 e 30.

Fonte. Resvista Época negócios, edição junho 2010 paginas 88 e 89 Por: Edson Porto com álvaro Oppermann.

Um comentário:

  1. Pastor que benção está matéria, sou frequentador da igreja da graça de Passo Fundo - RS Sou Minha profissão é instrutor de informática, e também tenho já um chamado para a obra, tenho um pequeno e só ministério de intercessão, Jesus tocou em meu coração para orar pelas pessoas, e até um blog aonde coloco pequenas matérias e pregações minhas e tiradas de outros sites na internet, http://mioatj.blogspot.com Essa matéria me ajudou muito, eu já vinha praticando este conceito pois dou aulas para adultos, adolecentes, pré-adolescentes e crianças! E com as crianças faço exatamente isso, 80% conhecimento, 10% crítica e 10% elogios pois li em outro artigo que principalmente as crianças nas idades em que atendo entre 7 á 13 anos estabelecem os conceitos de autoridade, e os afirmam, e tem dado certo, agora tenho base cientifica! Muito obrigado! E na minha vida pessoal isso também conta muito, é mais uma vez a ciência ajudando na obra de Deus! Pois sei que se me concentrar mais em seguir o exemplo de Cristo agora é cientificamente comprovado, que tenho mais chance de sucesso. Muito obrigado, adoro seus louvores, Seja abençoado em nome de Jesus!

    ResponderExcluir

A Perfeição pode ser alcançada com um simples ato.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.

As vezes queremos alcançar a perfeição e achamos que esse caminho é doloroso e difícil. Mas na verdade começa com um simples ato de não tropeçar no falar, como lemos no texto acima. Todo o corpo terá reflexo daquilo que falamos, por isso cuidado com o seu modo de falar. Muitas pessoas não dão a mínima pra isso e se encontram estressadas, tristes, deprimidas ou até mesmo perturbadas. Comece a filtrar o que você fala, pois todo o seu corpo também será controlado. Tem coisas que falamos que destrói não só a nós que pronunciamos isso, mais também as outras que não tem estrutura para ouvir tais palavras. Talvez você acha que seu cônjuge pode ouvir certas coisas, ou seus filhos, amigos e na verdade sua palavra está sendo destruição. Não destrua você e nem quem está a sua volta, faça essa reflexão e comece a filtrar o que você fala pois o caminho da perfeição é simples, é policiar o que fala.

Pense nisso…