sábado, 12 de setembro de 2009

Fazendo amizade com o relógio


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu
À tempo, de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar... Eclesiastes 3.



Acabamos de ler que existe um tempo para todos os propósitos. As pessoas estão ultimamente tão corridas e cheias de atividades que estão se perdendo. Esse texto é tão atual que parece ser escrito hoje pela manhã, mas sabemos que a noção que eles tinham de tempo na época em que o livro de eclesiastes fora escrito era outra, mais essa disputa pelo tempo sempre existiu.
Quantas vezes eu já ouvi pessoas dizendo: “Meu tempo é curto, estou sem tempo, o dia tem vinte e quatro horas e não está sendo suficiente.” Na verdade a administração do tempo não tem nada a ver com o relógio, mas tudo haver com a organização e o controle de sua participação em certos eventos que coincidem com o relógio. Einstein compreendeu que a administração do tempo é um paradoxo. Não há como administrá-lo de fato. Você não pode economizar tempo, perder tempo, evitar a ação do tempo ou ter mias tempo amanhã do que está tendo hoje. O tempo não tem emoção, não pode ser controlado, não pode ser obstruído. Ele segue adiante, independentemente das circunstâncias e, no jogo da vida, dá o mesmo tratamento para todos os participantes. Já que você não pode mudar o tempo, precisa mudar sua perspectiva a respeito dele.

Não podemos fazer tudo. Quando era um pouco mais jovem eu achava que podia fazer tudo estava cheio de energia e ingenuidade. O escritor filósofo chinês Lin yotang disse: “Alem da nobre arte de fazer as coisas, há a nobre arte de deixar as coisas por fazer. A sabedoria da vida consiste na eliminação do que não é essencial.”
Você pode ter qualquer coisa que desejar, mas não pode ter tudo o que desejar. Precisa escolher. A excelência resulta do fazer as coisas certas da maneira certa. Você precisa deixar o restante de lado. A razão pela qual, muitas metas não são atingidas é que gastamos nosso tempo fazendo primeiramente as coisas secundárias. Vamos encarar esse fato: há muitas coisas competindo por sua atenção. Muitas pessoas querem colocar você em suas agendas. Milhares de empresários querem que você gaste seu dinheiro com os produtos deles. Mesmo seus desejos podem ser diversos, e sua atenção tão dividida, que em geral se sente inseguro sobre aquilo em que deve se concentrar. É por isso que precisa de foco.
Não perca o foco meu querido tem muita gente invertendo a ordem das coisas, querem colher quando deveriam estar plantando. Acabamos de ler a tempo de plantar e tempo de colher. Analise seus gastos, o padrão que quer manter, veja se esse é o tempo ou pode esperar um pouco mais. Não perca o foco, para tudo tem um tempo, não queira vivenciar nada antes do tempo isso te trará dores futuras e frustrações.
E se você está se sentindo cansado e achando que seu tempo é curto elimine coisas que não são essenciais agora. O dia tem 1.140 minutos. Não importa o que você faça, não conseguirá acrescentar mais minutos ao dia de hoje. Organize mais o seu tempo Deus quer agir na sua vida mais precisa entender que o tempo somos nós que fazemos.


Para saber o valor de um ano... pergunte ao aluno que não passou na prova final.
Para saber o valor de um mês... pergunte à mãe de um bebê prematuro.
Para saber o valor de uma semana... pergunte ao editor de uma revista semanal.
Para saber o valor de um dia... pergunte a um trabalhador assalariado que tem seis filhos.
Pra saber o valor de um minuto... pergunte à pessoa que perde um vôo.
Para saber o valor de um segundo...pergunte ao sobrevivente de um acidente.
Para saber o valor de um milésimo de segundo... pergunte a quem leva a medalha de prata na olimpíada.

Seu tempo não tem preço.

Um comentário:

  1. É verdade Pr,as vezes corremos tanto que nem paramos pra pensar nisso...Deus abençoe o senhor.

    ResponderExcluir

A Perfeição pode ser alcançada com um simples ato.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.

As vezes queremos alcançar a perfeição e achamos que esse caminho é doloroso e difícil. Mas na verdade começa com um simples ato de não tropeçar no falar, como lemos no texto acima. Todo o corpo terá reflexo daquilo que falamos, por isso cuidado com o seu modo de falar. Muitas pessoas não dão a mínima pra isso e se encontram estressadas, tristes, deprimidas ou até mesmo perturbadas. Comece a filtrar o que você fala, pois todo o seu corpo também será controlado. Tem coisas que falamos que destrói não só a nós que pronunciamos isso, mais também as outras que não tem estrutura para ouvir tais palavras. Talvez você acha que seu cônjuge pode ouvir certas coisas, ou seus filhos, amigos e na verdade sua palavra está sendo destruição. Não destrua você e nem quem está a sua volta, faça essa reflexão e comece a filtrar o que você fala pois o caminho da perfeição é simples, é policiar o que fala.

Pense nisso…