domingo, 20 de setembro de 2009

O dia de ontem terminou na noite passada


Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus
Filipenses 3.13 e 14


Ainda há pessoas cujas experiências negativas moldam-lhes a vida de maneira indelével. Elas revivem todas as rejeições, falhas e injúrias pelas quais passaram. E permitem que esses incidentes as amarrem em nós emocionais.
Ouvi um dia essa frase: “o dia de ontem terminou na noite passada” achei muito interessante, pois essa é a única coisa que podemos dizer do ontem. É assim que tenho lidado com o ontem. Independente da gravidade das falhas cometidas, elas fazem parte do passado, hoje é um novo dia. Tampouco importa que metas eu possa ter atingido ou que prêmios tenho recebido: eles produzem pouco impacto direto naquilo que faço hoje.

O dia de hoje é o único tempo real que você realmente dispõe. É tarde demais para o ontem. E você não tem como depender do amanhã.

Vemos que o apóstolo Paulo estava bem resolvido com essa questão quando afirma que ainda não havia alcançado tudo, ou seja, não podia alterar seu passado e nem ficar querendo resolver o passado, mais prosseguia para o alvo. Todos nós temos essa cobrança conosco quando pensamos no que alcançamos até o dia de hoje. Mais não deixa isso virar frustração, prossiga para o alvo.
Infelizmente quando muita gente lê esse texto o compreende de maneira futurista, quando na verdade é um texto para o presente.
O alvo de Paulo era cumprir sua missão, mais tinha um alvo maior, que deve ser o alvo de todo o cristão, o céu.
Mas alcançar o alvo é um desafio que só é alcançado quando se faz no presente e não apenas na visão futurista.

Superestimamos o amanhã.

Qual é sua atitude a respeito do futuro? O que espera que ele guarde pra você? Você acha que as coisas serão melhores ou piores? Responda as perguntas a seguir de acordo com suas expectativas para os próximos dois ou três anos.

1. Você espera que sua renda anual cresça ou diminua?
2. Você acha que sua rede de relacionamentos se expanda ou retraia?
3. Você espera ter mais ou menos oportunidades?
4. Você espera que teu casamento (ou relacionamento mais significativo) melhore ou piore?
5. Você espera aumentar ou diminuir o número de amigos?
6. Você espera que sua fé se torne mais forte ou fraca?
7. Você espera que sua condição física melhore ou piore?

Parece até muito óbvia as respostas mais não, se você é como a maioria das pessoas, suas respostas refletem as melhores expectativas a respeito dos dias que ainda estão por vir. Agora permita-me fazer apenas mais uma pergunta: por que você pensa dessa maneira? Suas expectativas são baseadas em alguma coisa além de uma vaga esperança de que sua vida vai melhorar? Eu tenho certeza de que vai. Porém, a maioria das pessoas não tem. De fato quanto mais negativa for a idéia do presente mais ela exagera a respeito das coisas boas que o futuro pode trazer. É como se, em sua mente o futuro fosse uma loteria.
Uma infinidade de gente falhou na tarefa de viver o presente. Essas pessoas dedicaram suas vidas a buscar o futuro. O que elas tinham nas mãos no presente foi totalmente perdido pelo fato de se preocuparem apenas com o futuro e a primeira coisa que descobriram é que o futuro tinha virado passado.
Ter esperança de um bom futuro sem investir no presente é como um fazendeiro que espera a colheita sem plantar uma só semente.
O apóstolo Paulo diz que prosseguia para o alvo e não que sonhava com o
alvo, a palavra prosseguir significa: Continuar o que se tinha principiado,
percorrer, Paulo sabia que para atingir o alvo ele deveria alem de continuar
o que começou deveria fazer diariamente.
Quero concluir dizendo que você chegará ao seu alvo se percorrer por esse
caminho todos os dias esse mensagem não é futurista e sim do presente,
prossiga para o alvo, continue caminhado é isso que determinará o seu
amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Perfeição pode ser alcançada com um simples ato.


Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva.

As vezes queremos alcançar a perfeição e achamos que esse caminho é doloroso e difícil. Mas na verdade começa com um simples ato de não tropeçar no falar, como lemos no texto acima. Todo o corpo terá reflexo daquilo que falamos, por isso cuidado com o seu modo de falar. Muitas pessoas não dão a mínima pra isso e se encontram estressadas, tristes, deprimidas ou até mesmo perturbadas. Comece a filtrar o que você fala, pois todo o seu corpo também será controlado. Tem coisas que falamos que destrói não só a nós que pronunciamos isso, mais também as outras que não tem estrutura para ouvir tais palavras. Talvez você acha que seu cônjuge pode ouvir certas coisas, ou seus filhos, amigos e na verdade sua palavra está sendo destruição. Não destrua você e nem quem está a sua volta, faça essa reflexão e comece a filtrar o que você fala pois o caminho da perfeição é simples, é policiar o que fala.

Pense nisso…